Negociar criptomoedas é algo comum atualmente. A popularidade desse investimento traz mais usuários, liquidez e confiabilidade para o sistema. A novidade é a transação de ativos do mundo real, como ações, imóveis e direitos autorais, que pode acontecer na Realio Network.
A transformação dos real world assets (RWAs) é uma tendência no mercado financeiro. Chamado de tokenização, o processo facilita a negociação de vários bens em blockchain. Além disso, há um registro confiável das negociações entre compradores e vendedores.
Tokenização de ativos do mundo real
A tokenização de ativos do mundo real implica em dividi-los em várias partes e associá-los a um token. Isso é feito por meio de smart contracts, que registram os novos ativos tokenizados no blockchain.
Uma vez registrados, eles se tornam ativos digitais, que podem ser negociados como tokens nativos, como criptomoedas e NFTs. Porém, eles não são aceitos por todos os blockchains ou dApps.
A Realio Network vai à contramão disso. O blockchain de camada 1 foi construído com base no Ethereum. Isso significa que ele é compatível com redes EVM (Ethereum Virtual Machines) e não EVM, ou seja, ele é bastante flexível.
Private equity
Na Realio Network, é possível negociar ativos de private equity, uma forma de investir em empresas com potencial de crescimento. Elas não estão listadas na Bolsa de Valores, mas podem receber aplicações por meio de fundos de private equity.
As empresas que recebem esse aporte financeiro possuem mercado estabelecido, mas precisam de capital extra para expandir as atividades ou pagar dívidas. No processo, os investidores recebem rendimentos proporcionais às aplicações.
A Realio Network é quase como uma corretora do mundo tradicional, que negocia ativos físicos, mas opera em blockchain. Trazendo esse tipo de investimento para o ambiente cripto, ela amplia o campo de atuação com aplicações financeiras já conhecidas.
Emissão de RWAs
O blockchain da Realio Network tem capacidade para emitir RWAs com registro e certificação. Ele usa um protocolo chamado Know Your Customer (KYC), ou seja, Conheça Seu Cliente), que solicita dados para conhecer e conferir a identidade do usuário.
Outro protocolo utilizado é o Anti Money Laundering (AML), ou seja, antilavagem de dinheiro. Ele usa vários dispositivos para garantir que o usuário não navegue pelo ambiente DeFi de forma fraudulenta. Isso garante que o sistema siga a legislação e não abrigue pessoas com dinheiro de origem ilícita.
Por conta dessa segurança, a Realio Network pode negociar outros tipos de ativos, como o de fundos imobiliários. Eles englobam empreendimentos ainda em construção ou aquelas que geram renda por si só. Essa é mais uma forma de ganhar dinheiro no blockchain.
Tokenomics
Existem dois tokens no sistema. Um deles é RIO token, usado para fazer staking e ser formador de mercado (market maker). Ele é usado para pagar as taxas de gás, sendo negociado em várias chains. O fornecimento total é de 75 milhões de unidades.
O outro é o RST (real security token), considerado um dos primeiros tokens híbridos em ambiente DeFi. Com ele, o detentor tem participação nos lucros da Realio Network, além de tornar-se um validador de negociações no blockchain.
Saiba mais sobre criptomoedas
O sistema da Realio Network é inovador por possibilitar que ativos do mundo real sejam negociados em blockchain. Saiba mais sobre criptomoedas, invista em ativos digitais no site da NovaDAX e diversifique seus investimentos!