logo
Criptomoedas/Starknet

Starknet (STRK)

A Starknet funciona como um "validity rollup", também conhecido como zk-rollup, operando dentro do ecossistema Ethereum.

Esses rollups lidam com a maioria das operações de transação na Camada 2, ou seja, fora da blockchain e fornecem ao Ethereum (Camada 1) a prova dessas transações, aliviando a carga na blockchain da Camada 1 e resultando em transações mais rápidas e econômicas.

O que é Starknet ($STRK)

Starknet foi desenvolvido pela StarkWare Industries, uma empresa de blockchain sediada em Israel, para escalonar o Ethereum. Starknet foi lançado completamente em fevereiro de 2022 como uma rede de Camada 2 sem permissão, permitindo que qualquer pessoa construa aplicativos descentralizados ou dapps nela.

A StarkWare também desenvolveu outra plataforma chamada StarkEx, que está em funcionamento desde junho de 2020, mas é uma rede com permissão adaptada às necessidades específicas dos dapps.

Fundada em 2018, a StarkWare conta com o apoio de investidores de alto perfil, incluindo Sequoia Capital, Paradigm e Coatue. A empresa foi avaliada em $8 bilhões quando arrecadou $100 milhões em uma rodada de financiamento da Série D em maio de 2022.

A StarkWare arrecadou um total de $261 milhões em financiamento até o momento.

Como a Starknet funciona?

Funcionando como uma solução de Camada 2, a Starknet processa as transações dentro de sua rede e as finaliza no Ethereum para melhorar a escalabilidade.

A rede alcança isso condensando numerosas transações em um formato de dados compacto denominado como "prova", que é subsequentemente transmitido ao Ethereum como uma única transação.

Essa abordagem aumenta significativamente a capacidade de processamento, indicando o número de transações processadas por segundo, ao mesmo tempo em que reduz substancialmente os custos das transações.

A StarkNet utiliza um sistema de prova exclusivo chamado zk-STARK, este sistema valida as transações sem revelar informações confidenciais, aumentando assim tanto a privacidade quanto a segurança.

A rede possui dois componentes principais: o Sequencer e o Prover.

Os Sequenciadores (Sequencer) são responsáveis por executar transações e propor blocos. Eles podem processar significativamente mais transações por segundo do que os nós do Ethereum.

Já os Provadores (Prover) oferecem uma garantia matemática sobre a legitimidade das transações dos blocos, que são posteriormente confirmadas no Ethereum.

Twitter: https://twitter.com/Starknet
Website: https://www.starknet.io/