Na plataforma Ark, você pode criar seu blockchain. Um sistema sandbox foi desenvolvido para elaborar chains em poucos cliques. A primeira grande vantagem é justamente produzir um sistema customizado, atendendo às necessidades específicas.
Assim, o usuário escolhe as características das quais precisa para montar o próprio blockchain. Outra vantagem é que a plataforma Ark aproxima o mundo das criptomoedas daqueles usuários que ainda não o conhecem.
Características de Ark
Como é possível criar blockchain seguro e de uso para múltiplas transações simultâneas? Os desenvolvedores do sistema aproveitaram o que havia de melhor em chains que já possuíam larga experiência.
Uma das características de Ark são as SmartBridges, pontes que ligam vários blockchains. Isso evita sair e voltar repetidas vezes para fazer operações diferentes. Além disso, a plataforma funciona com 18 linguagens de programação, o que facilita a criação de chains.
Por fim, o ecossistema trabalha com o conceito de push button deployable blockchains, ou implantação de chains via fork. Isso permite fazer um fork para criar o próprio blockchain, vindo com SmartBridge por padrão, para conversar com outros.
Protocolo DPoS
A tecnologia blockchain funciona com o protocolo de consenso Delegated Proof of Stake (DPoS), prova de participação delegada. Ele é uma variação do Proof of Stake, com a diferença que elege um nó para validar um bloco no chain.
DPoS torna as transações mais rápidas, porque um validador é responsável pelo processo. Ele também é mais democrático, já que independe da quantidade de tokens na hora de registrar mais um bloco no chain.
Outra vantagem do protocolo de consenso de Ark é a possibilidade de inserir informações adicionais no bloco recém-criado, além dos dados dos blocos anteriores. Isso traz mais segurança de que determinado usuário validou o bloco.
Ark Vault
A carteira Ark Vault, na qual você guarda o ARK token e outras coins, também oferece facilidades, especialmente para quem não tem familiaridade com os termos do mundo cripto. Dá para acessá-la pelos navegadores tradicionais, como Google Chrome, Windows Edge, Firefox e Safari.
Ela também é compatível com os sistemas operacionais mais usados (Windows, macOS e Linux), o que a habilita para computador. A compatibilidade estende-se para os chains criados na plataforma de Ark.
Para gerenciar as criptomoedas, o usuário precisa criar um perfil no sistema. Dá para personalizá-lo de acordo com preferências e necessidades pessoais. A partir disso, o usuário recebe e transfere fundos, vota nos validadores e gerencia os contatos.
ARK coin
Por ser uma moeda DPoS, a ARK coin funciona não apenas como forma de troca no mundo cripto, mas como token de governança. Isso significa que os detentores têm poder de voto em assembleias para determinar mudanças na plataforma. Além disso, ela é uma forma de recompensa nos processos de staking.
Saiba mais sobre criptomoedas
A proposta de Ark enquanto "fábrica" de blockchain e token é bastante inovadora. Para acompanhar as novidades das criptomoedas, dos chains e dos investimentos, acesse o blog da NovaDAX!