A proposta de ArkStart é ser um sistema que privilegia os stakings de longo prazo para manter a liquidez da plataforma. A ideia é fazer staking com o token ARKS para ser recompensado com ARAS, que dá poder de voto aos detentores.
Para entender como isso funciona, é preciso conhecer o design tokenomics ve(3,3). Ele garante a liquidez de todo o sistema e a valorização do token e da presença de longo prazo dos participantes na plataforma.
Teoria dos jogos com liquidez própria
O ve(3,3), no qual ArkStart roda, combina Olympus DAO com o sistema ve(3,3) de Curve. Olympus DAO surgiu para resolver o problema da dependência do dólar ao qual as stablecoins são vinculadas. Dessa forma, o token OHM (que funciona em Olympus) é a reserva de valor em si, independente da moeda americana.
Ele mantém a liquidez e não depende das flutuações do dólar ou das decisões do Federal Reserve (banco central norte-americano), trazendo uma verdadeira descentralização ao mundo já bastante independente das criptomoedas, dos blockchains e das DeFi.
O sistema ve(3,3) baseia-se na teoria dos jogos, cuja ideia é fazer com que todos os participantes tenham o melhor retorno possível em determinadas situações. O objetivo é fazer os participantes conseguirem a maior quantidade possível de tokens CRV para ter maior poder de voto.
Ganha-ganha
Na plataforma CRV, os detentores da moeda são incentivados a ter (e manter) tokens por mais tempo para adquirir mais recompensas e, por consequência, mais poder de voto. Com o staking, os tokens ficam bloqueados por uma semana ou até anos, se for o caso.
O caso do ARKS é diferente porque ele funciona como um token BRC-20, que não precisa de smart contracts para ser validado. Assim, atua como um token de staking com um detalhe adicional: um parâmetro chamado yield, que representa a valorização do token por bloco.
Ao deixar o ARKS token fazendo staking por um determinado número de blocos ou operações, o usuário será recompensado com outro token, ARAS. Ao deixar 1.000 ARKS no cofre e manter o staking por 100 blocos, por exemplo, ele receberá 1.070 ARAS (sendo que 70 são recompensas).
Token de governança
ARAS é o token de governança de ArkStart, no qual os participantes tem direito a voto. Quanto mais ARAS, mais poder para tomar decisões, como ajustes na plataforma, parâmetros de governança, auxílio na escolha de parceiros, entre outros.
Os próximos passos da plataforma da comunidade da ARKS coin é estabelecer maneiras de tornar a governança transparente e rastrear todas as tomadas de decisão. Além disso, todos os resultados das votações são publicados.
O protocolo ArkStake está em desenvolvimento em tempo real, no qual será possível saber quanto levar de ARAS no final do processo de staking do token ARKS. Com isso, os usuários saberão de antemão o quanto levarão de recompensa no tempo que estipularem.
Tokenomics
São 21 milhões de tokens do projeto Arkstart no total, sendo que 50% estão disponíveis ao público. Outros 30% estão na whitelist, 10% ficam para staking, 4% estão destinados ao marketing, 3% para ecossistemas e parcerias e 3% para a governança da DAO.
Saiba mais sobre criptomoedas
O token do projeto Arkstart chama a atenção no universo cripto. Para ficar por dentro das novidades, continue lendo o blog da NovaDAX, que traz informações sobre criptomoedas e dicas de investimentos. Acesse e confira!