Balancer é uma ferramenta criada para facilitar o gerenciamento de portfólio, fornecer liquidez e detectar preços automaticamente. Graças ao pioneirismo da plataforma, o token nativo é muito cobiçado no mercado. Conheça esse projeto promissor, a seguir.
História de Balancer
Em 2018, a plataforma Balancer foi adquirida pela Balancer Lab com o objetivo central de obter tokens, fornecer liquidez com os ativos digitais e montar um ecossistema de pool de investidores capaz de oferecer tokens para os contratos inteligentes.
O protocolo Balancer também permite que os detentores de tokens participem ativamente das decisões da plataforma por meio de votos, opiniões e controles. Os usuários também são recompensados pela participação, construindo solidificação e até ampliação na liquidez.
Características e requisitos de Balancer
Balancer pode ser entendida como uma das plataformas de negociações que surgiu com a proposta de inovar e remodelar positivamente o cenário das negociações digitais.
Ela é baseada em um sistema de finanças descentralizadas (DeFi) que usa contratos inteligentes nas negociações, sem intermediários. Basta que as duas partes envolvidas concordem com as premissas expressas no smart contract.
Outro objetivo da criação da plataforma foi a possibilidade de negociar, de forma descentralizada, tokens ERC-20, padrão na rede Ethereum, para facilitar o desenvolvimento de novas criptomoedas com o mesmo formato.
Diferenciais de Balancer
O foco principal de Balancer é promover um sistema automatizado de criação de mercado, conhecido pela sigla AMM. De acordo com especificações encontradas pela internet, ele permite que pools tenham quantidades variáveis e diversas de tokens e criptoativos.
A plataforma não precisa de nenhum outro sistema para funcionar. Ela é composta por uma coleção de algoritmos que ditam a cotação e até as regras para a negociação dos ativos.
De maneira geral, o sistema foi desenvolvido para beneficiar todos que utilizam os serviços da plataforma, tanto os usuários que recebem comissão quanto o público que ganha com a agilidade e o menor preço encontrado no mercado.
Funcionamento de Balancer
A plataforma de Balancer oferece suporte para a comercialização de 54 tokens. Ela avalia o valor de um ativo em tempo real, por meio da comparação com outros e do pool de liquidez.
Como muitas outras plataformas automatizadas market maker, a Balancer envia as negociações por swaps diretos ou indiretos para garantir a melhor taxa para o usuário.
Atualmente, a plataforma permite que os usuários invistam em três tipos de pools: compartilhado, inteligente e privado. Confira as características de cada um.
Pool compartilhado
É ideal para usuários com participação mais restrita e intenção apenas de ganhar liquidez. Possui alguns parâmetros fixos, como taxas, tipos de ativos e pesos.
Pool inteligente
É um formato com maior direcionamento em relação ao perfil do público. O funcionamento é totalmente pautado por contratos inteligentes e garante que todo o sistema tenha a quantidade correta de ativos digitais. Os parâmetros do grupo podem ser alterados.
Pool privado
Esse modelo é totalmente restrito aos proprietários dos pools. Somente eles podem adicionar ou remover liquidez com os ativos digitais, voltados para os investidores que almejam obter grandes rendimentos com a liquidez. Os parâmetros do grupo também só podem ser alterados pelos proprietários.
Token nativo de Balancer
BAL é o token nativo de Balancer. Trata-se de um token de governança, já que os detentores têm direito a voto nas decisões sobre mudanças e atualizações no protocolo Balancer. Devido ao potencial de valorização, muitos investidores incluem BAL na carteira de criptomoedas.
Ele entrou no mercado em junho de 2020, desenvolvido por meio da tecnologia Ethereum e registrado em blockchain com padrão ERC-20, adquirido e negociado de forma descentralizada.
O número de tokens em circulação atualmente é de 10,8 milhões de unidades. O fornecimento máximo é de 100 milhões. Foram 25 milhões distribuídos. Em declaração da própria plataforma, a liquidez semanal atinge 145.000, denotando uma inflação de 30% sobre o token original.
Os 75 milhões de tokens que sobraram após a distribuição serão postos em circulação nos próximos anos, em um processo de liquidity mining.
Adquira BAL e outras criptomoedas de forma segura na NovaDAX
Após conhecer o projeto Balancer e o token nativo BAL, chegou a hora de ampliar suas possibilidades de rendimentos a partir do investimento nessa e em outras criptomoedas listadas na NovaDAX. Baixe o app, crie a sua conta gratuita e negocie criptoativos agora mesmo.