A publicidade digital vem bombardeando os usuários com spams e rastreios que mostram o comportamento na internet. Então, surgiu o BAT token, com o objetivo de melhorar a eficiência publicitária.
Há todo um ecossistema procurando oferecer mais privacidade e segurança. Para isso, há uma seleção de campanhas publicitárias que podem ser exibidas. Um grande ponto é que o usuário pode assistir aos anúncios e ganhar uma recompensa em BAT token.
Tudo isso é feito no Navegador Brave, que é descentralizado e prioriza a privacidade. Continue a leitura deste conteúdo para entender tudo sobre essa criptomoeda e como investir.
BAT token: a criptomoeda da publicidade
Open-source, o Brave bloqueia os anúncios publicitários e outros softwares de identificação que os sites costumam usar para rastrear o comportamento dos usuários. Na tela do navegador, é mostrado o número de publicidades bloqueadas.
Inserido nesse navegador, o Basic Attention Token (BAT token) é conhecido como a criptomoeda da publicidade. Ele é negociado entre os editores, os anunciantes e os usuários.
Os tokens BAT foram criados em 2016 na rede Ethereum, baseados em blockchain. O fundador é Brendan Eich, co-fundador dos navegadores Mozilla e Firefox, além de criador do Javascript. O ativo é um token ERC-20.
O que são tokens ERC-20?
Esses tokens são criados a partir do protocolo ERC-20, que mostra como desenvolver novos tokens e moedas, semelhante a um manual de instruções, por exemplo.
É por meio do ERC-20 que as criptomoedas e as chamadas finanças descentralizadas, conhecidas como DeFi, tornam-se mais acessíveis e úteis aos investidores.
Como as recompensas funcionam
Apesar de bloquear as propagandas, o navegador disponibiliza uma seleção de anúncios que seguem algumas regras, como não serem invasivos ou não terem rastreadores. Essas campanhas só serão exibidas se o usuário clicar para assisti-las, ou seja, não aparecerão no meio do conteúdo.
O Navegador Brave traça o perfil do usuário para disponibilizar os anúncios que possam interessar, a partir dos sites em que ele mais navega. Essas informações ficam apenas no celular ou no computador do usuário, não na internet, nem compartilhada com os anunciantes.
Tudo isso faz parte de um programa chamado Brave Rewards. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma recompensa em BAT a cada propaganda assistida. A recompensa é dada pela atenção, por isso o nome Token de Atenção Básica, Basic Attention Token, em tradução livre.
Como participar?
Para participar do programa, é preciso ativá-lo. Depois, o usuário deve clicar no anúncio que aparece no canto da tela. Para entregar a recompensa, o Brave disponibiliza uma carteira integrada no próprio navegador. Assim, ao assistir à propaganda, o usuário recebe alguns centavos de BAT.
Na parte superior da tela inicial do navegador, aparecem algumas estatísticas de uso do Brave. Enquanto isso, na lateral direita, ficam os dados das recompensas.
Clicando em “saiba mais”, o usuário é redirecionado à página de configuração do Brave Rewards. Vale conferir se a alavanca de recompensas está ativada. Também é possível configurar um limite de anúncios exibidos. À direita, fica a carteira.
Saiba os riscos do BAT token
Assim como qualquer outra criptomoeda, o BAT token está sujeito ao movimento de volatilidade do mercado, ou seja, a subir ou a cair em qualquer momento. O investidor deve manter a calma e analisar o ativo para entender se é melhor migrar para outros investimentos ou aguardar a turbulência de preços passar.
Uma forma de se proteger desses riscos é diversificar a carteira, isto é, ter diferentes tipos de investimentos. A queda brusca em um ativo não tem tanto impacto na carteira diversificada.
Saiba mais sobre criptomoedas
Após entender o ecossistema do BAT token, informe-se mais sobre outros ativos. Conte com o blog da NovaDAX para se atualizar sobre o mercado das criptomoedas!