Antes de esclarecermos como ele funciona, é preciso compreender que existe tanto a criptomoeda como a rede Bancor, que funciona como uma espécie de protocolo que media as transações com ativos digitais.
Como existe uma gama de opções de aplicações atualmente, ajudaremos você a entender se a aplicação na Bancor é a melhor decisão para ampliar sua carteira de ativos e rendimentos.
Saiba o que é Bancor (BNT)
O Bancor (BNT) é uma rede que permite que os usuários da plataforma troquem moedas entre si, de forma independente, sem nenhum mediador. A partir de contratos inteligentes, o protocolo converte tokens em blockchain.
O Bancor Network Token (BNT) é um token que utiliza a tecnologia Ethereum no blockchain. Trata-se de um protocolo de pool de liquidez que pode ser implementado em qualquer rede blockchain que utilize contratos inteligentes.
Isso significa que o token Bancor permite que os usuários convertam diferentes tipos de criptomoedas de maneira rápida e direta, dispensando intermediação de terceiros. Isso é possível devido ao uso de moedas reservas.
O principal objetivo do Bancor é tornar os tokens inteligentes uma moeda regulamentada e, com isso, criar uma rede que conecte todas as moedas a um panorama de liquidez mantendo a característica de moeda descentralizada.
Compreenda tudo sobre o Bancor
Primeiro, vale ressaltar que, assim como outras plataformas, o Bancor é baseado no formato DeFi. Assim, ele faz parte desse movimento de independência das negociações financeiras, diferentes dos modelos atuais, que dispensam um serviço central para as operações.
A criação da moeda foi baseada no ERC-20, que funciona como uma espécie de estrutura-padrão para o desenvolvimento de outros tokens registrados no blockchain da Ethereum.
Com a padronização e as outras características, o Bancor (BNT) visa às negociações com preços automáticos e baseados nos algoritmos, sem depender do volume de transação das moedas e/ou dos tokens.
Sobre a mineração da moeda BNT, diferentemente do que se vê no processo de ativos nas redes blockchains, ela não está disponível. Isso porque, logo no início, as moedas tinham um limite predeterminado que foi atingido durante o ICO (Initial Coin Offering, “oferta inicial das moedas” em português).
Particularidades do Bancor
O Bancor foi desenvolvido para funcionar com base em contratos inteligentes para a conversão dos tokens. Apesar de utilizar a tecnologia blockchain da Ethereum para as negociações, ele inclui tokens de outras blockchains.
Assim como em outras exchanges descentralizadas (DEX), o Bancor utiliza o mecanismo AMM (Automatic Market Maker), permitindo negociar diversos criptoativos com pools balanceados pelo protocolo AMM.
Uma das particularidades do Bancor é ter lançado um seguro para o Impermanent Loss, quando o investidor fornece liquidez a um determinado pool e ele altera a valorização em comparação com o valor depositado. Dessa forma, o provedor recebe de volta o valor integral aplicado no pool de liquidez.
Em questão de segurança, o Bancor (BNT) oferece garantia quanto às fraudes, pois se baseia no padrão ERC-20, trazendo segurança na liquidez, além de ter sido auditada diversas vezes e apresentar análise positiva.
Lançamento do Bancor 3
Em maio deste ano, o Banco anunciou o lançamento do Bancor 3, uma nova versão beta, aprimorada e focada nos pools de liquidez descentralizados, tido por eles como o embrião de todo o projeto Bancor.
A intenção da nova atualização é concretizar uma liquidez sustentável em toda a rede de tokens Bancor, oferecendo aos provedores acesso a staking unilateral sem risco de perdas pela volatilidade do mercado e dos ativos.
Algumas das principais características dessa nova fase são: omnipool, staking unilateral ilimitado, lucros de composição automática, proteção instantânea, tokens de pool unilateral, portfólio inteligente, recompensas duplas, tokenomia renovada.
Atualmente, esse seguro se encontra suspenso com a alegação de que foram encontradas anomalias nos sistemas resultando em manipulação. A exchange ainda afirma que os usuários que permanecerem nos protocolos receberão os rendimentos e, assim que eles forem reativados, poderão retirar o valor de forma segura.
Negocie suas criptomoedas com a gente!
Agora que você ficou por dentro de tudo sobre o Bancor, que tal investir em criptomoedas e ampliar seus rendimentos? Aqui, de forma segura e transparente, você faz o seu negócio acontecer, com a facilidade de acompanhar tudo pelo aplicativo.