O Bitcoin foi a primeira criptomoeda, originando centenas de outras. Essas derivações vêm de alterações nos protocolos, nos conceitos e nos tamanhos de blocos, criando até novas blockchains. A BSV coin ou Bitcoin SV é um exemplo.
A sigla SV vem de Satoshi Vision, visão de Satoshi Nakamoto. Ele criou o projeto de criptomoedas e o Bitcoin. Segundo os criadores da BSV coin, a ideia é voltar às origens do Bitcoin, na concepção que Nakamoto havia pensado nos primórdios.
Os forks das criptomoedas
Com o tempo, os usuários e os desenvolvedores dos ativos digitais descobrem detalhes que podem ser mudados ou atualizados nos protocolos, nos blockchains e até nas criptomoedas, do mesmo jeito que acontece com os celulares, que precisam passar por atualizações periódicas.
No mundo cripto, não é diferente. Essas mudanças ganham o nome de fork (garfo, em inglês), bifurcações do sistema original. Quando são feitas algumas mudanças no protocolo ou no chain, a bifurcação é chamada de soft fork porque pode ser reversível e compatível com a origem.
Por outro lado, se houver muitas mudanças que inviabilizam o funcionamento do chain, ocorre ramificação para um hard fork, que funciona como uma espécie de chain paralelo e não compatível com a primeira versão. Além disso, não é possível voltar às origens.
BSV e volta aos ideais
Os conceitos de soft e hard fork são importantes para entender como o Bitcoin SV surgiu: como um hard fork do Bitcoin cash que, por sua vez, é um hard fork do Bitcoin. A versão cash procurou aumentar o tamanho do bloco de 1 MB para 32 MB e elevar a quantidade de transações.
Por sua vez, a BSV coin tem blocos de 128 MB, o que dá ainda mais escalabilidade às negociações. Segundo o criador Craig Wright, isso seria o mais próximo do que Satoshi Nakamoto pensou ao criar o Bitcoin: mais transações e menores taxas.
Polêmicas com a BSV coin
Embora o propósito da BSV coin seja nobre (a volta aos princípios do criador do Bitcoin), Wright coleciona polêmicas desde que criou o hard fork do Bitcoin cash, e isso tem a ver com a própria fundação do Bitcoin.
Na realidade, Satoshi Nakamoto é o pseudônimo do verdadeiro fundador da moeda, que nunca se mostrou oficialmente para o mundo. Porém, Wright alega ser o próprio Nakamoto e chegou a processar até o site do Bitcoin, que guarda os documentos com as instruções originais da moeda.
Ele quis entrar com um processo judicial contra as plataformas que continham tais documentos, dizendo que ele é o autor das instruções e que os direitos autorais pertencem a ele. Por um tempo, essas polêmicas prejudicaram o rendimento da BSV coin.
Onde comprar
Embora o conceito da BSV coin seja revolucionário por voltar aos primórdios do Bitcoin, as polêmicas das quais falamos há pouco fizeram algumas exchanges retirarem a moeda da lista de ativos digitais, o que impediu investidores de comprar Bitcoin SV. Ainda assim, essa é uma opção interessante de investimento.
Como minerar BSV coin
Como ela é um hard fork do Bitcoin, a forma de minerar é a mesma: proof of work (PoW). Assim, computadores e máquinas especializadas precisam resolver cálculos complexos para criar um bloco no blockchain, recompensados com um token.
No caso da BSV coin, que processa mais informações por segundo que o Bitcoin, os mineradores PoW não precisam passar horas com os computadores ligados para conseguir minerar uma moeda. Isso significa que, nesse caso, menos energia é utilizada para minerar esse hard fork do Bitcoin.
Saiba mais sobre criptomoedas
Aproveite que a NovaDAX tem a BSV coin listada para investir nessa e em outras criptomoedas disponíveis. Além disso, continue em nosso blog para ficar por dentro das novidades do mundo cripto, dos novos ativos digitais e das mudanças nesse universo!