Cyber Connect é um projeto de rede social na Web 3.0 com token. Ele reúne a estrutura das comunicações das mídias sociais conhecidas hoje em blockchain, unindo diferentes perfis em um único espaço.
Pode parecer algo inalcançável, mas já é real. Na Web3, que roda os blockchains, você pode ter total controle sobre seus perfis em redes sociais, já que todo o ambiente funciona de forma descentralizada. Sem intermediação, os dados não correm o risco de serem usados por terceiros.
Gráfico social
Antes de seguir lendo sobre Cyber Connect, é importante conhecer o conceito de gráfico social, uma das bases do projeto. No perfil em uma rede social, como Instagram e Facebook, o usuário tem uma rede de amigos, segue páginas ou participa de grupos de discussão.
O gráfico social é a representação visual dessa rede social: ele mostra quem é amigo, parente, colega de trabalho ou vizinho, por exemplo. A partir dele, é possível ter uma ideia sobre seu círculo de amizades, compromissos amorosos e interesses.
Enquanto esses dados ficam à disposição das plataformas na Web 2.0, usada no dia a dia, na Web 3.0, o usuário tem total controle sobre eles. O sistema de Cyber Connect torna o gráfico social acessível em qualquer blockchain, preservando a privacidade.
CyberConnectV3
Cyber Connect lançou uma série de atualizações, chamada CyberConnectV3. Ela tem mais capacidade de lidar com dApps na Web 3.0 com uma vantagem: promover a experiência das redes sociais parecida com a atual para familiarizar os novos usuários.
A V3 é composta por três partes. A primeira é o CyberGraph, banco de dados do usuário, com as conexões e os interesses dele. A segunda é a CyberNetwork, rede que leva o sistema ao mundo. A terceira é a CyberAccount, smart contracts que representam a identidade do usuário.
A CyberAccount usa o protocolo ERC-4337 de contratos inteligentes. Ele é uma evolução do ERC-20, com a facilidade de criar e manter carteiras digitais. As taxas de manutenção são mais baixas e usam o método de autenticação de dois fatores, em vez de seed phrase tradicional.
Conta monetizável
A conta em Cyber Connect vem completa: o usuário tem recursos de criação à disposição para publicar conteúdo monetizável. Funciona assim: ao publicar conteúdo em um dApp no sistema, ele registra um link e cria um contrato inteligente, vinculado à conta.
No futuro, a ideia é trazer opções para os criadores de conteúdo e os artistas criarem experiências na plataforma, como NFTs colecionáveis. Além disso, eles podem usar as informações da movimentação dos seguidores para encontrar os mais engajados e oferecer recompensas, por exemplo.
Token Cyber
O token do projeto Cyber Connect é de governança. Isso significa que os detentores têm poder de voto em discussões de melhoria na plataforma. Ele também é usado como recompensa pelas atividades feitas no sistema e pela lealdade dos apoiadores.
O token também serve como moeda de troca para a compra de um perfil premium no CyberProfile. Além disso, ele serve como pagamento de gás em todas as transações com blockchains compatíveis com EVM (Ethereum Virtual Machine) e dApps.
Saiba mais sobre criptomoedas
Cyber Connect é uma revolução que reúne blockchains e redes sociais. Para conhecer mais a respeito do mundo das criptomoedas e ter dicas de investimentos, acesse o blog da NovaDAX!