Polkadot é uma plataforma de blockchain multicadeias. O intuito é viabilizar a interconectividade entre diferentes chains e solucionar os problemas de escalabilidade e interoperabilidade, facilitando a comunicação.
O projeto foi desenvolvido pela Web3 Foundation, uma organização sem fins lucrativos, cujo líder é o co-fundador do Ethereum, Gavin Wood. O ecossistema de Polkadot é constituído por sub-blockchains interconectados de aplicação específica, denominados parachains.
A rede permite fazer transferência cross-chain de diversos dados ou ativos em qualquer tipo de blockchain. Assim, é possível ter uma rede descentralizada e comandada pelos usuários, o que simplifica a criação de aplicações, instituições e serviços.
O principal diferencial da rede é operar variados tipos de blockchain ao mesmo tempo. De acordo com a plataforma, é possível criar um blockchain completo em apenas 15 minutos, utilizando a infraestrutura disponível.
Como Polkadot funciona?
O blockchain Polkadot é único, pois é uma rede multichain compartilhada, capaz de processar diversas transações em diferentes cadeias-paralelas, chamadas "parachains".
Essa característica permite que diferentes blockchains independentes se comuniquem e compartilhem informações de maneira segura e eficiente. Com esse nível de processamento, é possível aprimorar a escalabilidade.
Trata-se de um projeto open source, ou seja, de código aberto. Isso quer dizer que o código-fonte é acessível a qualquer pessoa, visualizado, estudado, modificado e distribuído pela comunidade.
A arquitetura de Polkadot é baseada em um mecanismo de consenso chamado Nominated Proof-of-Stake, ou NPoS, um aprimoramento do mecanismo de Prova de Participação (Proof-of-Stake) tradicional.
Nesse modelo, os detentores dos tokens nativos (DOT) da rede podem bloqueá-los como garantia, participar da governança e votar em propostas de atualização.
Veja quais são os componentes nucleares da rede:
- cadeia de retransmissão: parte central de Polkadot, essencial para criar consenso, interoperabilidade e segurança compartilhada nas diferentes cadeias;
- parachains: cadeias independentes, que podem ou não ter moedas digitais próprias e ser ou não otimizadas para usos específicos;
- parathread: cadeias independentes, porém possuem conectividade flexível, fundamentada em um modelo econômico de pagamento;
- pontes: permitem que parachains e parathreads se conectem e comuniquem com blockchains externos, como o Ethereum.
DOT: o token nativo de Polkadot
DOT é o token nativo da rede Polkadot, desempenhabdo várias funções na rede. Ele é usado como prova de participação no sistema de consenso. Os detentores podem bloqueá-lo para se tornarem validadores ou nomear validadores confiáveis para ajudar a proteger o blockchain.
Além disso, DOT é usado para a governança da rede. Os usuários têm o direito de propor e votar em mudanças, incluindo atualizações de software e ajustes nas regras de consenso. O token também pode ser usado para pagar taxas de transação na rede Polkadot e em cadeias-paralelas conectadas.
Vale a pena investir em DOT?
Desde o seu lançamento, em 2020, o projeto Polkadot atrai a atenção da comunidade cripto. A abordagem inovadora para a interoperabilidade entre blockchains e o sistema de governança descentralizada fazem dele um projeto inovador no ecossistema das criptomoedas.
Graças às vantagens e aos diferenciais do projeto, o ativo digital se tornou muito popular nos últimos anos. Para investir, é necessário contar com uma exchange de confiança, que ofereça boas condições de pagamento.
Invista em DOT com a NovaDAX
Conheça a NovaDAX, uma exchange de renome mundial, que oferece uma plataforma segura para você negociar criptomoedas, conferir a cotação dos principais criptoativos disponíveis, analisar o gráfico de Polkadot e entender a oscilação. Acesse a página de compra e venda!