Com a crescente popularidade do mercado cripto, é comum ver o surgimento de novas soluções. Os investidores sempre são bastante beneficiados por criptomoedas com propostas únicas ou até exchanges descentralizadas. Hoje, você vai aprender sobre um deles: dYdX (DYD).
Essa plataforma tem como principal objetivo facilitar negociações envolvendo criptomoedas variadas. Compatível com Ethereum, o projeto busca proporcionar um ambiente prático, seguro e acessível para compradores e vendedores de criptomoedas fazerem as transações.
A dYdX Exchange trai cada vez mais os olhares de traders que precisam de uma plataforma eficiente para realizar as negociações. Sendo assim, que tal conhecê-la melhor? Com isso, você sabe se vale a pena passar pela plataforma na hora de administrar suas contas DeFi.
Ideia por trás de dYdX (DYDX)
O desenvolvedor Antonio Juliano (responsável pelos aplicativos Uber e Coinbase) criou dYdX. O projeto começou em julho de 2017, mas teve uma mudança significativa em 2020: começou a operar na segunda camada de StarkWare.
A principal intenção por trás dessa mudança foi oferecer mais velocidade e taxas mais baixas com relação ao Ethereum. Ele atua como um protocolo Defi concentrado nas trocas de criptomoedas. Dessa forma, fornece as principais ferramentas para os traders realizarem esse tipo de operação.
Os principais recursos encontrados em dYdX são: painel com resumo de portfólio, histórico de operações, acompanhamento de pedidos, espaço para o gerenciamento de comissões e outras ferramentas importantes para realizar negociações.
Essa DEX utiliza depósito de margem para operar no Ethereum. Com isso, é muito mais simples negociar criptomoedas diversas. Além disso, há um sistema de alavancagem na plataforma, no qual os usuários podem realizar um empréstimo em criptoativos para aumentar as chances de lucro nas apostas.
O que é StarkNET?
Para esse ambiente descentralizado e seguro funcionar, dYdX utiliza uma segunda camada para Ethereum chamada StarkNET. Isso possibilita realizar transações com taxas de gás zero de forma praticamente instantânea.
Essa camada ainda permite acesso a um mecanismo chamado StarkEX, que libera a execução de dYdX em sistema misto. Ou seja, você pode realizar operações entre sistemas descentralizados e centralizados graças à presença de tal ferramenta.
O que é o token DYDX?
Um dos grandes diferenciais de dYdX e outras plataformas DeFi são os sistemas de governança. No caso do projeto apresentado, isso é possível graças ao token DYDX, criptomoeda de governança oficial da plataforma.
Esse token possibilita que os detentores participem de uma série de ações e decisões em dYdX, como novas linguagens, remunerações por stake (depósitos criados pelos usuários) e até taxas de transações na plataforma.
Assim, a comunidade participa da evolução do projeto. Além disso, o token concede certos descontos especiais a quem costuma participar frequentemente de negociações na plataforma por meio de um sistema de níveis. Vale ressaltar que a moeda segue o padrão ERC-20.
Por que investir em DYDX?
Como você percebeu, a plataforma dYdX oferece diversos benefícios aos usuários. Em primeiro lugar, o sistema proporciona transações muito mais rápidas e seguras, sem contar a já mencionada alavancagem.
Ao adquirir tokens DYDX, você participa da governança de uma plataforma que se mostra bastante promissora para o mercado. As cooperativas de liquidez (pools) de dYdX ultrapassam 1 bilhão de dólares em quantias depositadas.
Conte com a NovaDAX para expandir sua carteira
O token DYDX pode ser uma alternativa interessante para diversificar sua carteira de criptomoedas. Confira as soluções oferecidas pela NovaDAX e comece a investir agora mesmo!