Em 2021, o Fantom (FTM) chamou a atenção de diversos investidores. Afinal, a cotação dele deu um salto gigantesco em pouco tempo: foi de US$ 0,016 para US$ 2,28 em apenas um ano. A princípio, pode parecer pouco, mas é um aumento de mais de 13.000%.
Para ter uma ideia, com esse mesmo intervalo de tempo, a Dogecoin (DOGE), uma das criptomoedas mais queridinhas no mercado, teve uma valorização de apenas 2.400%. Incrível, não é mesmo?
Essas informações só mostram que há algo que chama a atenção e faz com que os investidores apreciem a moeda Fantom, mas você sabe o que é? Continue lendo e veja quais são os benefícios dela.
O que é a Fantom?
Fantom Foundation é responsável pela criação da rede Fantom, uma plataforma de contratos inteligentes descentralizados, ou seja, que não precisa de permissão para a criação de aplicativos descentralizados e ativos digitais.
Lançado em 2019, o blockchain possui uma arquitetura de rede interessante, que promete fornecer soluções viáveis para o trilema das redes descentralizadas, sobressaindo-se nos três elementos fundamentais de uma plataforma de criptomoedas: escalabilidade, segurança e descentralização.
É comum que as redes de smart contract, como a Fantom, deixem a desejar em algum desses pontos, como as do Bitcoin e do Ethereum, que são seguras e descentralizadas, mas pecam na escalabilidade, em outras palavras, na capacidade de crescer.
Como uma solução, a plataforma se vale de um algoritmo de consenso, chamado Lachesis, baseado no Grafo Acíclico Dirigido (DAG, em inglês). Apesar do nome ser um tanto peculiar, o funcionamento não é tão complicado.
Essa rede é distribuída sem blocos ou mineradores, como outros blockchains mais tradicionais. Por conta dessa condição, a plataforma promete ser capaz de realizar milhares de transações por segundo, de maneira quase instantânea.
Inclusive, ela se destaca dos rivais, já que tende a ser mais barata, com taxas que custam uma fração de centavo. O que você acha dessas qualidades da Fantom (FTM)?
Qual é o token nativo?
O FTM funciona como token nativo e de governança da plataforma Fantom, ou seja, atua como moeda digital de troca na rede, tanto como recompensa quanto como pagamento de transações.
Inclusive, essa criptomoeda é utilizada para o pagamento de taxas na rede Fantom, como, por exemplo, o débito criado ao desenvolver contratos inteligentes ou redes de segunda camada.
Quais são os benefícios do FTM?
Um dos grandes pontos positivos dessa criptomoeda é que o mecanismo de consenso da rede é construído do zero, ao contrário de outras grandes moedas digitais no mercado, o que facilita a operação de DeFi (serviços financeiros descentralizados) ou serviços relacionados a smart contracts.
Similar ao Ethereum, o Fantom também foca o projeto nos desenvolvedores, sempre buscando criar soluções descentralizadas, garantindo a compatibilidade com diversas formas de transações que existem ao redor do mundo.
Prova disso é o sistema de governança. Cada token FTM presente na plataforma equivale ao direito de um voto. Dessa forma, qualquer tokenholder pode enviar uma proposta com melhorias e votar na rede.
Conte com a NovaDAX para investir em criptomoedas
Interessado em investir nessa criptomoeda? Então, dê o primeiro passo e abra a sua conta em uma exchange confiável, como NovaDAX. Acesse a nossa plataforma e veja como é fácil investir o seu patrimônio em nosso aplicativo!