A alavancagem é um instrumento financeiro comumente usado para impulsionar lucros com recursos de terceiros, por meio de empréstimos, por exemplo. Esse é um dos propósitos do Gearbox Protocol no universo das finanças descentralizadas.
Ele funciona como um marketplace de empréstimos que contém dois grupos, conectando os investidores que pretendem ter rendimento passivo e os que desejam mais exposição de ativos.
O que é Gearbox Protocol?
O Gearbox é um protocolo generalizado. Isso quer dizer que ele possui dois lados de investimentos: um de forma passiva e outro mais arriscado, com aumento de exposição de múltiplos.
A alavancagem pode ser feita com o protocolo em um lugar só. Por conseguinte, é possível usá-lo em vários outros protocolos e plataformas DeFi (finanças descentralizadas) de forma componível.
Empréstimo de criptomoedas
Antes de saber mais sobre os dois lados desse protocolo (o provedor de liquidez e o tomador de crédito), é essencial entender como o empréstimo de criptomoedas funciona.
Ao colocar a criptomoeda no mercado, o credor recebe o cToken, ativo nativo do Compound. Por sua vez, o protocolo de empréstimo permite a aplicação de juros sobre as moedas.
Provedores de liquidez
O Gearbox Protocol serve para quem não quer gerenciar as posições ativamente, mas conseguir recompensas de maneira passiva, em um movimento de menor risco.
Esses provedores de liquidez procuram ter um rendimento percentual anual (APY, na sigla em inglês) e passivo no mesmo ativo. Isso quer dizer que fornecem liquidez ao Compound e obtêm os cTokens de volta.
Os ativos dos empréstimos bancários (LPs) são liberados para uso por outros, recebendo APY. Não há restrição para ser provedor de liquidez no Gearbox.
Alavancagem de ativos
O outro lado do Gearbox Protocol refere-se aos usuários de alavancagem (comerciantes ativos e fazendeiros). Ativos no DeFi, eles gerenciam os próprios riscos e são conhecidos como ninjas.
Com desejo de aumentar as posições por meio de empréstimos, esses investidores aproveitam a alavancagem financeira para realizar outras operações com mais capitais.
Contas de crédito
Para as negociações por meio dessa DeFi serem possíveis, existem contratos inteligentes que englobam tanto os fundos do usuário quanto os emprestados. Eles são chamados de contas de crédito.
Todas as operações passam por essas contas, e os ativos ficam ali, como se elas fossem carteiras DeFi automatizadas. Além de manter as posições, é possível programar como preferir.
Como investir em criptos
Para investir em Gear coin (GEAR), é necessário criar uma conta em uma exchange que negocie o ativo, como a NovaDAX. O processo de compra é o mesmo de outros criptoativos: procure a moeda digital e selecione a quantidade.
Com a NovaDAX, além de investir em inúmeras criptomoedas e tokens de maneira prática, rápida e segura, você consegue armazená-los na sua carteira digital, disponível em sua conta.
Invista com a NovaDAX
Se você se interessou pelo Gearbox Protocol e quer aproveitar os benefícios do token, abra já a sua conta na NovaDax e não perca as oportunidades do mercado cripto.
Para saber mais sobre o Gearbox Protocol e o universo das moedas digitais, acesse o blog. Mantenha-se atualizado e informado sobre o assunto!