Imagine emprestar e pegar criptomoedas em empréstimos, em um ambiente descentralizado, por uma taxa fixa: isso é possível com o protocolo Hifi, lançado em 2021. Ele funciona no blockchain Ethereum e tem algumas funcionalidades bem atrativas para os investidores.
A ideia de Hifi Finance é tornar o ambiente cripto mais acessível e conhecido por um número cada vez maior de pessoas, principalmente por meio do empréstimo de coins. Pelo protocólo, não há limites de volume do valor emprestado, nem análise de crédito do usuário.
Funcionamento de Hifi
Para entender melhor o que é Hifi e como o protocolo funciona, vale fazer uma associação com o mercado de ações. Ele usa uma estrutura dinâmica de preços, que ajusta as taxas de juros com base na oferta e na demanda, mantendo-as equilibradas.
O protocolo utiliza os contratos inteligentes para automatizar e garantir a segurança de várias funções, sendo mais eficiente, acessível e seguro para os usuários. As transações acontecem e ficam registradas no blockchain, podendo ser verificadas a qualquer tempo.
Também dá para fazer staking de criptomoedas. Nesse processo, os usuários bloqueiam as coins para ganharem recompensas em HIFI token. Outra possibilidade é o yield farming, quando o usuário deixa os ativos rendendo para fornecer liquidez ao sistema.
Token HIFI
O token nativo da plataforma pode ser usado como meio de pagamento, assim como as demais criptomoedas, sendo negociado em exchanges ou diretamente, via wallets. Ele foi criado pelo protocolo ERC-20, um dos mais usados na criação de coins no chain Ethereum.
Ele também funciona como token de governança. Em linhas gerais, os detentores têm poder de voto em decisões para implementar melhorias na plataforma. Outra característica é que quem os possui pode delegar direitos de voto para qualquer endereço, incluindo o próprio.
Diferenciais e vantagens de Hifi
A plataforma Hifi é promissora por oferecer empréstimo de criptomoedas e apresentar novas funcionalidades. Uma das vantagens é a baixa taxa de transação, já que a estrutura dinâmica de preços permite encontrar opções mais atraentes.
Outro benefício é o acesso a vários serviços DeFi em um só lugar. Não há a necessidade de sair da plataforma para fazer empréstimos, yield farming ou staking. Dá para acessar tudo isso em um só lugar.
No ecossistema, também dá para diversificar o uso de várias coins e lidar com a variação dos preços de forma dinâmica. Essa praticidade e facilidade de uso tornam a plataforma mais atrativa. A tendência é que, com isso, a procura pelo sistema e pelo token aumente.
Potencial de valorização do token HIFI
O token HIFI é baseado na transparência e na segurança por ser constituído em um blockchain descentralizado, no qual todos os dados são verificáveis e públicos. Ele também foi projetado para ser seguro e resistente contra ataques com o objetivo de desestabilizar a plataforma.
Por ser relativamente recente e funcionar em um ambiente diversificado, com várias funcionalidades em um local, ele pode ter bom potencial de valorização. Afinal, com a popularização da plataforma, a demanda pelo token tende a crescer.
Saiba mais sobre criptomoedas
O token HIFI vem de um blockchain promissor, que pode fazer a diferença no dia a dia de quem lida com criptomoedas. No blog da NovaDAX, você fica por dentro dessa e de mais coins e chains, bem como tem acesso a dicas de investimentos. Acesse e acompanhe as novidades!