A criptomoeda HOT faz parte do ecossistema Holo, cujo objetivo é criar uma plataforma descentralizada para hospedar aplicativos e serviços. Ela foi criada em 2018 como uma oferta inicial de moedas (ICO) e arrecadou mais de US$ 20 milhões.
Também chamada de HOT token, a criptomoeda tem uma comunidade ativa de usuários e desenvolvedores. Ela é usada como meio de pagamento no ecossistema Holo.
O que é Holo?
O projeto Holo tem como objetivo prover soluções e serviços baseados no conceito de Web3 (relacionado à descentralização e à distribuição) para usuários da internet.
No entanto, o time por trás do Holochain também trouxe mais facilidade para construir aplicações distribuídas na rede. Um dos pontos atacados é o gargalo para ofertar serviços e diminuição da curva de aprendizagem.
Para facilitar a adoção do Holo (HOT), o time de programadores pensou nos desenvolvedores de software, ao oferecerem módulos pré-escritos que dão suporte durante o processo de construção de serviços no Holochain.
Como HOT funciona?
Desde a oferta inicial, já foi possível escalar as entregas. Portanto, o token HOT, gerado na rede Ethereum, com padrão ERC-20, está presente em diversos mercados para negociação.
O token é uma espécie de promissória que atesta a propriedade para a futura implementação do meio circulante na rede Holochain, cujo nome é HoloFuel.
Os provedores de serviço são remunerados com o próprio token. Esses agentes têm como missão prover poder computacional, espaço em disco e interatividade com aplicações nessa rede para interessados.
Uma rede blockchain diferente
Especialistas na área consideram o projeto Holochain diferente de uma rede de blockchain comum. Não há um consenso global: na verdade, trabalha-se com engajamento.
Cada agente pode implementar soluções a baixo custo para manter um node (nó) e usar a estrutura de DHT (Data Hash Table) para compartilhar com o restante da rede.
O que cada agente trabalha na própria implementação fica registrado consigo. Por meio do compartilhamento, é possível manter a consistência ao longo do tempo.
Quais são os diferenciais do Holo?
Ao contrário de outras plataformas de criptomoedas que adotam um modelo de consenso de prova de trabalho, Holo utiliza um modelo de prova de participação delegada (DPoS). Os usuários podem votar em representantes que validam as transações e mantêm a rede funcionando.
O ecossistema Holo permite que os desenvolvedores criem aplicativos descentralizados, sem precisar se preocupar com a infraestrutura subjacente, como servidores e armazenamento de dados.
A plataforma Holo é alimentada por computadores pessoais, que executam o software Holo Host. Qualquer pessoa com um computador e conexão com a internet pode ser um host.
Os hosts são recompensados com tokens por fornecerem capacidade de processamento e armazenamento para os aplicativos na plataforma. Os desenvolvedores de aplicativos pagam aos hosts pelo uso da infraestrutura.
Quais são as vantagens do Holochain (HOT)?
A arquitetura do projeto tem um benefício no que diz respeito à disponibilidade: ela permite entregar soluções próprias e existentes em outras redes, direto no navegador do usuário comum, graças à disponibilização de uma biblioteca pré-construída para facilitar o desenvolvimento de aplicações.
No projeto Holochain, essas aplicações são conhecidas como hApps (Holochain applications). Elas são similares a dApps (aplicações distribuídas), mas com uma arquitetura distinta.
Outra vantagem é o baixo custo para manter um node (nó). É possível fazê-lo usando um smartphone ou um microcomputador, o que diminui o consumo de energia e facilita a manutenção. Isso também se reflete no custo de armazenamento e no consumo de banda.
Como comprar e vender HOT na NovaDAX?
Na NovaDAX, você tem acesso a gráficos atualizados em tempo real e pode investir com segurança. Após se cadastrar na plataforma, é possível comprar e vender tanto HOT quanto outras criptomoedas de maneira prática, transparente e intuitiva! Crie a sua conta e experimente!