Se você está procurando uma criptomoeda sem mineradoras ou blocos, precisa conhecer IOTA. Sendo uma moeda descentralizada, ela se difere de outros tokens por não limitar quantas transações são confirmadas por segundo, além de não cobrar taxas.
A criptomoeda IOTA é um projeto desenvolvido para criar um ecossistema financeiro seguro e descentralizado para a Internet das Coisas (IoT), trazendo mudanças revolucionárias para transações máquina a máquina (M2M) — micropagamentos entre dispositivos com taxa zero.
Além disso, IOTA é a primeira criptomoeda que não utiliza o blockchain. Diferente da maioria das moedas digitais, ela opera com um novo tipo de ledger descentralizado, chamado “Tangle”, o qual resolve a ineficiência do blockchain e serve como uma nova alternativa de consenso na rede Peer-to-Peer descentralizada. Confira mais sobre o ativo e a alta no mercado!
Como IOTA surgiu?
A moeda digital IOTA foi co-fundada por David Sonstebo, Dominik Schiener, Dr. Serguei Popov e Serge Ivancheglo em 2015. Ela foi projetada para oferecer operações seguras e com validações quase instantâneas.
Por meio da abordagem única, não utilizando o blockchain, ela é uma rede extremamente confiável para realizar operações. Para verificar as transações realizadas, IOTA conta Proof of Work (PoW) ou Prova de Trabalho, mecanismo de validação utilizado em redes de criptomoedas.
Para que IOTA serve?
O token IOTA conta com alta no mercado financeiro, por consequência das diferentes finalidades. Com o ativo, é possível realizar microtransações e nanotransações sem taxa. A rede também garante um canal seguro para as transferências de dados.
IOTA ainda possui outras aplicações mais específicas, como a criação de processo democráticos, ou seja, é possível criar votações na estrutura Tangle de forma segura.
Quais são as vantagens de IOTA?
Graças à arquitetura Tangle, IOTA não precisa cobrar taxas nas transações. É possível enviar quantias muito pequenas de moedas na rede. Ao contrário, nos blockchains, microtransações são inviáveis, visto que as taxas podem ser mais caras que as moedas enviadas em si.
O consenso de IOTA é verdadeiramente descentralizado, eliminando a distinção entre mineradores e usuários. Todos são tratados de forma igual, podendo iniciar uma transação e aprovar direta ou indiretamente as transações anteriores.
A estrutura de IOTA (Tangle) é reconhecida como uma inovação importante após Bitcoin e Ethereum. Sendo uma alternativa ao blockchain, ela se baseia em um grafo acíclico dirigido (DAG). O mecanismo permite alto volume de transações, visto que, quanto mais transações, mais rápido e seguro o sistema funciona.
É possível minerar IOTA?
Como IOTA utiliza a estrutura Tangle, as próprias operações já colaboram para certificar a efetividade de outras transações. Por esse motivo, não é possível minerar o ativo.
Como comprar e vender IOTA na NovaDAX?
Após se cadastrar na NovaDAX, é possível começar a comprar e vender IOTA de uma maneira rápida e fácil! Primeiro, para depositar, é preciso definir o valor em fiat ou outra criptomoeda, como Ethereum (ETH), Ripple (XRP) e Stellar (XLM).
O próximo passo é acessar a sua conta por meio do ícone da carteira no menu principal, no qual você encontra as opções para depositar e sacar todas as moedas. Fique atento ao criar a ordem de depósito e aproveite para ter a wallet IOTA entre seus tokens!
Cotação de IOTA
Para conferir a cotação de IOTA em tempo real, conte com ajuda do gráfico da NovaDAX. Com ele, é possível verificar as variações desse ativo e diversas outras criptomoedas. Aproveite para comprar e vender moedas digitais!