Imagine uma plataforma de finanças descentralizadas que funciona como um banco, emprestando stablecoins em troca de outras criptomoedas. Depois de um tempo determinado, seria possível devolver as stablecoins para ter as criptos de volta — essa é a ideia básica de Kava.
Porém, Kava não se limita somente a um blockchain: trata-se de um cross-chain, ou seja, compatível com outros blockchains para fazer negócios. Esse processo facilita o acesso de quem precisa de stablecoins para realizar transações em chain. No caso de Kava, a stablecoin padrão é a USDX.
Cadeia cruzada
Kava atua na área de DeFi e proporciona o processo de empréstimo entre blockchains diferentes, por isso o nome cross-chain. Funciona no conceito de Collateralized Debt Positions (CDP), quase como se fosse um banco, mas de forma descentralizada.
Se você precisa de uma quantia de stablecoins, como 200 USDX, deposita um valor equivalente em outra criptomoeda (como Bitcoin, Atom, BNB e XRP) no chain, como se fosse uma garantia.
Comparando esse processo de empréstimo de criptomoedas com os produtos bancários do mundo real, é como se você financiasse um veículo, tendo o próprio como garantia. Caso não pague as parcelas, o banco pega o carro de volta.
Quais são os fundadores de Kava?
Kava Labs (empresa que gerencia Kava) foi fundada por Brian Kerr, Ruaridh O'Donnell e Scott Stuart. Kerr é o CEO de Kava, formado em Administração, com grande experiência em vários blockchains e criptomoedas.
O’Donnell é mestre em Física, engenheiro de software e diretor de sistemas de informação de Kava. Por fim, Stuart foi jogador profissional de poker. Na empresa, é gerente do departamento de produto.
Cosmos
Kava roda no blockchain Cosmos, que tem justamente essa finalidade de troca de informações entre chains. Nesse ambiente, há a Kava coin, que além de ser cotada como uma criptomoeda, funciona como um token de utilidade.
É possível depositar várias criptomoedas na plataforma, desde que elas estejam em wrapped, ou seja, atreladas a ativos do Binance chain (BEP2). As transações são validadas por cerca de 100 nodes, que recebem recompensas pelo trabalho, no esquema de Proof of Stake (PoS).
Kava token
Kava cobra taxas de administração somente quando o usuário paga de volta pelos valores que pegou emprestado. Para realizar o depósito como garantia ou até deixar as criptomoedas em stake, as taxas não são cobradas.
Enquanto utility token, Kava tem outra finalidade além do stake: ser token de governança, que dá aos detentores direito de voto em processos de alterações no sistema e parâmetros da plataforma.
É possível manter Kava coins no próprio sistema ou em carteiras digitais, entre elas, Cosmostation (já que Kava funciona em Cosmos) e Kava Math Wallet. As demais carteiras, como hot ou cold wallets, também funcionam bem com Kava.
Saiba mais sobre criptomoedas
Até no mundo das criptomoedas, é possível emprestar coins, como é o caso de Kava. Para aprender mais ainda sobre esse universo, continue no blog da NovaDAX. Acesse para conferir novidades do mundo cripto, blockchains e dicas de investimento!