Lybra Finance é uma forma de aumentar a confiabilidade e a estabilidade no universo cripto. Esse protocolo une a facilidade de ter uma versão disponível de um token bloqueado para staking com a estabilidade do dólar enquanto stablecoin como referência.
Ele usa alguns conceitos para ser uma solução viável nas negociações com criptomoedas: liquid staking derivatives (LSD), eUSD e stETH. Entenda um pouco mais sobre isso abaixo.
Versão líquida de staking
Liquid staking derivatives (derivativos líquidos de staking) é uma forma de ter uma versão disponível de um ativo digital bloqueado para staking. Nesse processo, a moeda fica parada em uma aplicação, sem ser negociada, mas rende recompensas nesse período.
No protocolo Lybra Finance, LSD funciona em Lido Finance, empresa que desenvolveu o sistema. O usuário obtém eUSD usando ETH e stETH como ativos (stETH é um derivativo de ETH em situação de stake em Lido).
Tendo essas coins como lastro, o usuário obtém eUSD na plataforma. Isso garante a estabilidade do ambiente, a liquidez e a segurança entre as negociações. O eUSD gerado pode ser usado para negociações e até empréstimos.
LBR coin
A plataforma tem um token nativo, o LBR token, com funções de governança, ou seja, os detentores têm poder de voto em decisões na comunidade para alterações de protocolos ou códigos. LBR também pode ser usado na função de staking.
No total são 100 milhões de LBR coins disponíveis, sendo que 20% são usadas para prover LBR/ETH, 40% para eUSD, 20% para prover eUSD/USDC e 20% para as despesas operacionais da comunidade e participação do mercado de criptomoedas.
eUSD
Lybra Finance permite a obtenção de eUSD de forma bastante descentralizada e imparcial. Manter moedas como ETH no sistema dá bons ganhos aos detentores, que preferem fazer staking do token. O retorno pode chegar até 8% por ano.
Por estar atrelada ao dólar, a stablecoin tem uma volatilidade muito baixa, o que é uma qualidade a ser levada em conta para quem prefere fugir do risco. Além disso, eUSD e dólar, por tabela, têm mais facilidade de ser aceito em todo o mundo.
Deixar ETH como staking e gerar eUSD no sistema de Lybra Finance libera mais tokens para usar na DeFi. Assim, você gera liquidez para toda a plataforma, é recompensado por isso e negocia eUSD.
Reserva de valor
As vantagens de usar eUSD são as mesmas de usar dólar. O valor da stablecoin não muda ao longo do tempo. Ele acompanha a valorização ou a desvalorização do dólar, que também afeta outras moedas fiduciárias pelo mundo.
Vale lembrar que eUSD é usado como unidade de conta e moeda na plataforma de Lybra Finance, quando ETH está em staking, como lastro para obter eUSD. Ele também pode ser negociado para liquidar contratos e fazer transações como moeda nos dApps que rodam na rede.
Saiba mais sobre criptomoedas
Gostou de conhecer sobre Lybra Finance? Continue sua leitura no blog da NovaDAX para descobrir outras moedas, ter mais informações sobre os blockchains e dicas de investimentos financeiros. Acesse e confira!