Vários blockchains funcionam no mundo das criptomoedas. Pode ser difícil fazer transações com coins entre diferentes plataformas. Para solucionar esse desafio, um ambiente multichain foi desenvolvido com um token nativo, o LOOM.
A Loom Network está conectada a outras redes, como Ethereum, Bitcoin, Binance Chain e Tron — em breve, com Cosmos. Ela também roda dApps que se conectam entre si, o que facilita bastante o trabalho de transações com diferentes moedas e plataformas.
Funcionamento da Loom Network
Um conceito importante da nova plataforma é o basechain. Ele é um blockchain com base no protocolo de consenso Delegated-Proof-of-Stake (DPoS), Prova de Participação Delegada. Nele, novos blocos são criados a partir da autorização de 21 validadores.
Uma das vantagens do basechain é a implantação de vários dApps de alto desempenho e escalabilidade, sem perder a segurança. As transações são feitas mais rapidamente e de forma semelhante aos aplicativos descentralizados já existentes, sem complicações.
A rede do token LOOM também permite fazer negociações com alta velocidade e custo zero para os usuários, sem pagamento de taxas adicionais. Como ela integra várias redes, os desenvolvedores podem lançar os dApps e atingir um grande número de pessoas.
Token LOOM
O LOOM token foi desenvolvido para prover liquidez para a rede. Ele é a recompensa de quem participa do DPoS e valida novos blocos para o blockchain. Também é usado como forma de pagamento para os desenvolvedores de dApps hospedarem-nos ali.
Ele é desenvolvido no protocolo ERC-20, ou seja, é um token que tem facilidade para ser transacionado em várias redes e carteiras compatíveis com o Ethereum. O suprimento total de tokens é de um bilhão de unidades.
Mais tarde, o token foi lançado no protocolo BEP-20, que é semelhante ao ERC-20, mas funciona no chain da BSC. Ele é vinculado ao ERC-20 por meio de contratos inteligentes de gateway de transferência, que funcionam no basechain.
zkLOOM e escalonamento da rede
Outra facilidade feita pelos desenvolvedores é o zkLOOM. Segundo o whitepaper do desenvolvedor, trata-se de uma solução de escalonamento de negociações na rede. Para isso, conta com rollups, que reduzem a carga de transações feitas ao mesmo tempo, o que diminui a carga de toda a rede.
O rollup funciona como os programas de compactação de arquivos do computador. Ele retira os dados do blockchain, reúne uma grande quantidade de transações e a transforma em um dado só para reintroduzir no sistema depois.
Os desenvolvedores estão trabalhando na criação de uma rede principal, chamada zkLOOM, para lançá-la de forma oficial. Por enquanto, ela está em fase de testes. Quem trabalha na criação de dApps pode aproveitar para experimentar os aplicativos.
Loom Metaverso
Outro projeto da equipe é o Loom Metaverse. O objetivo é aproveitar NFTs de cadeia cruzada, de forma a não deixá-los presos nas redes. Isso facilitaria as trocas e as negociações entre chains, assim como a criação de novos mundos com ativos digitais.
Os desenvolvedores afirmam que estão no processo de criar APIs que facilitam a integração com jogos e outros aplicativos, inclusive os que não utilizam códigos ou protocolos, para facilitar a inserção usando a plataforma.
Saiba mais sobre criptomoedas
A solução implementada pela Loom Network é bastante inovadora no mundo das criptomoedas. Se você gostou do tema, continue lendo os artigos do blog da NovaDAX para acompanhar as novidades sobre moedas digitais, blockchains e dicas de investimentos. Acesse e confira!