O MAJO token foi lançado recentemente no protocolo BRC-20, funcionando na plataforma BRC-20 DAO. A ideia é ser um token de governança para as futuras decisões dos usuários e dos detentores.
BRC-20 DAO tem o propósito de ser uma plataforma colaborativa e comunitária, segundo a documentação oficial. Os fundadores pretendem expandir a influência no universo cripto, fazendo um sistema completamente descentralizado.
BRC-20 DAO
BRC-20 DAO faz parte de outro projeto maior, OpenDAO, criado como uma homenagem à indústria de NFTs. Ele fica no mercado OpenSea, voltado para quem produz e negocia NFTs.
DAOs são entidades autônomas e descentralizadas, que não possuem um controlador em especial, nem trabalham com intermediários. Tudo é decidido em comunidade. A plataforma BRC-20 DAO considera-se uma sub DAO da DAO principal, na qual o MAJO token funciona.
Para determinar quem tem poder de voto e demais atribuições na comunidade, os participantes precisam de MAJO tokens. Os airdrops da moeda são destinados para quem já tem MAJO e ORDI, de Ordinals.
NFT no blockchain do Bitcoin
Ordinals surgiu como um protocolo que unia os NFTs à codificação do Bitcoin. A maioria dos tokens não fungíveis era criada em Ethereum, sem existir ainda como relacioná-la à cadeia do Bitcoin.
Isso foi possível com Ordinals, que apareceu como uma solução para marcar cada satoshi (a menor unidade do Bitcoin) com um número de série durante as transações. Como esse número é único e muito difícil de alterar, foi usado como forma de rastreio.
Com isso, dá para transformar um satoshi em outros ativos usando o processo de inscription, com a vantagem de colocar dados adicionais. Esse sistema permite a criação de outros tokens fungíveis, como BRC-20, e não fungíveis.
Artefato digital
Há algumas diferenças do NFT criado em Ethereum e o que é atrelado ao blockchain do Bitcoin. A primeira é o nome: ele é chamado de artefato digital, não de NFT. A segunda é que ele recebe um número de acordo com a ordem de mineração do Bitcoin.
A terceira diferença é que o token ORDI fica armazenado diretamente no blockchain do Bitcoin, não off-line, como acontece com os NFTs. Assim, o número permanece imutável e à prova de fraude, já que usa a mesma lógica de numeração do chain do Bitcoin.
MAJO como apoio a Ordinals
Os airdrops de MAJO token são feitos para quem já possui o token e o ORDI (de Ordinals). Essa é uma forma de aumentar a base de apoiadores de MAJO para colaborarem tanto para a liquidez quanto para o maior uso da moeda no futuro.
Por ser feito no protocolo BRC-20, MAJO é o único habilitado a funcionar nesse sistema. Assim, ao usar o conceito e a segurança do artefato digital, sem o uso de smart contracts, ele promete ser uma revolução no mundo das criptomoedas e dos NFTs.
O próprio sistema Ordinals já traz uma revolução para artistas digitais que precisam ter segurança sobre as obras criadas como tokens não fungíveis. Com ele, dá para ter mais certeza de que aquela criação é única, já que a possibilidade de fraudar a plataforma é quase nula.
Saiba mais sobre criptomoedas
Para saber mais sobre MAJO token e outras moedas digitais, acesse o blog da NovaDAX. Por lá, você tem acesso a dicas de investimentos e fica por dentro das novidades do universo das criptomoedas!