Plataformas de pagamento on-line são muito usadas para transferir dinheiro e pagar contas de forma virtual. A Metal Pay resolveu estender os domínios para o mundo das criptomoedas e criou o token MTL.
A ideia é popularizar o uso das coins entre os usuários de internet. Para isso, a Metal Pay recompensa 5% em tokens MTL para quem fizer transações na plataforma ou converter moedas fiduciárias em criptos, e vice-versa.
A plataforma de pagamentos com cripto
A Metal Pay surgiu em 2017, quando lançou a Initial Coin Offering (ICO) e o projeto de ser uma plataforma de pagamentos que recompensa os usuários com MTL. A proposta foi bem aceita, e os fundadores venderam 55 milhões de tokens, arrecadando 10 milhões de dólares.
O utility token MTL destacou-se em março de 2021, quando ganhou a licença de transmissão de dinheiro no estado de Washington, nos Estados Unidos. Um pouco antes, em fevereiro, a Metal Pay entrou com um pedido de permissão para se tornar um banco nacional.
O blockchain em que o token MTL roda é o Ethereum, funcionando no protocolo ERC-20. A quantidade de transações processadas é de 4,5 mil por segundo — o que torna a rede ideal para aplicações que precisam de escalabilidade sem comprometer o desempenho.
Proof-of-Processed-Payment (PoPP)
Diferente do Bitcoin, cujo processo de mineração é o PoW, a Metal Pay usa o protocolo Proof-of-Processed-Payment (PoPP), Prova de Processamento de Pagamentos. Ele remunera os usuários por meio de transações feitas no blockchain.
O processo só é validado depois que a transferência ou a conversão da moeda é bem-sucedida. MTL é um dos poucos tokens que usam esse protocolo de consenso. Como ele funciona por meio de recompensa, quem está começando a se aventurar no mundo cripto o compreende mais facilmente.
Outra novidade é que o token MTL governa o Metal Dollar (XMD), uma stablecoin que funciona como uma cesta de outras stablecoins chamadas de não algorítmicas (que possuem lastro), organizadas pelas instituições financeiras.
Vantagens da Metal Pay
Ao usar o Metal DAO (outro nome do token MTL), a Metal Pay possibilita negociações multicamadas. Isso significa que dá para fazer negociações em diferentes redes, o que torna o sistema escalável, além de permitir maior quantidade de transações por segundo.
O token MTL não é minerado como o Bitcoin, que usa o protocolo de consenso PoW, no qual supercomputadores fazem milhões de cálculos para minerar uma moeda, consumindo muita energia. Por remunerar pelo uso na plataforma, o protocolo PoPP usa menos energia.
Além disso, a Metal Pay facilita a vida de quem lida com moedas fiduciárias e criptomoedas porque o blockchain tem suporte a essas transações e conversões de forma bem acessível e fácil, ideal para quem está começando e quer entender valores de conversão.
Vale trocar MTL por real?
A Metal Pay permite a conversão entre moedas. Quem quiser deixá-la rendendo no blockchain, essa é uma boa opção, ainda mais se você passar a usá-lo como plataforma padrão de pagamentos. Assim, acumula-se mais MTL com o uso constante.
Saiba mais sobre criptomoedas
MTL é uma das várias criptomoedas disponíveis na NovaDAX. Acesse o blog para ficar por dentro do mundo cripto, acompanhar os lançamentos e ter dicas de investimentos no mercado financeiro. Aproveite esse conhecimento para comprar coins na NovaDAX!