Lançada em 2020, pelo Near Protocol, NEAR é mais uma opção de criptomoeda que você pode ter na sua carteira física ou digital. Um bilhão de tokens foram disponibilizados para negociações com diversos benefícios.
A moeda NEAR já atrai a atenção de diversos investidores, principalmente pela alta no mercado financeiro. O criptoativo é um utility token que alimenta o blockchain do Protocolo NEAR e todos os aplicativos que o utilizam.
Além disso, pelo Near Protocol, é possível que os usuários construam contratos inteligentes para criação de DApps. Para entender melhor o que é NEAR e Near Protocol, leia este conteúdo completo e tire todas as suas dúvidas antes de começar a investir.
O que é Near Protocol?
Near Protocol é um blockchain que possui sistemas com suporte para smart contracts. Por ter o mesmo ramo de atuação da rede Ethereum, é um crescente concorrente, tentando superar a plataforma em termos de escalabilidade e facilidade na utilização.
Near Protocol não busca rivalizar só com Ethereum. A concorrência também se aplica a outros blockchains conhecidos com suporte para smart contracts, como EOS e Polkadot.
Com uma estrutura baseada na primeira criptomoeda do mercado (Bitcoin), Near Protocol traz um diferencial no objetivo: tornar-se a rede mais acessível e oferecer um ambiente amigável aos desenvolvedores de DApps, voltados para NFTs, DeFi, DAOs, games, entre outros.
Como funciona?
Como uma plataforma de aplicativos descentralizados, Near Protocol tem como objetivo principal a criação de aplicativos utilizados na Web 3.0. Todas as decisões são tomadas com base no mecanismo de consenso da plataforma, o Thresholded Proof-of-Stake (TPOS).
Diferentemente de outros sistemas de rede descentralizada com suporte para smart contracts, o mecanismo de consenso é pré-definido. Ou seja, os usuários ajudam na manutenção para manter a plataforma funcionando, além de colaborar com a segurança e a distribuição de recompensas.
É importante destacar que Near Protocol funciona de maneira horizontal. Isso significa que os nós da rede a gerenciam de forma sequencial, evitando problemas adicionais de sequencialidade à rede.
NEAR: token nativo
Como esperado de uma plataforma descentralizada, Near Protocol possui um token nativo: a NEAR coin. Ela é a criptomoeda utilizada na rede para a realização de transações, staking em pools de liquidez e armazenamento de dados no blockchain.
É muito comum que o token NEAR também seja uma moeda de recompensa aos validadores e aos desenvolvedores que criam os contratos inteligentes. Essa é uma forma de incentivo e até de aumento da segurança, já que os usuários dificilmente farão algo para prejudicar a plataforma que os faz lucrar.
Além disso, é possível que os investidores conectem e transfiram ativos ERC-20 do blockchain Ethereum para o Protocolo Near. Por não perder a compatibilidade com Ethereum, a criptomoeda NEAR torna-se uma ótima escolha para realizar operações.
Vale a pena investir?
NEAR é uma das criptomoedas mais promissoras para os próximos anos. Afinal, o projeto surge com a perspectiva de resolver os problemas de estruturas que grandes blockchains possuem, como Ethereum 2.0 e Polkadot: manutenção da segurança da rede descentralizada enquanto há aumento da taxa de transferência.
Outro ponto positivo é que há uma grande rede de desenvolvedores trabalhando para a atualização e a inovação dos processos. Essa plataforma descentralizada é conhecida por oferecer um dos melhores ambientes para esses profissionais.
Para os investidores, essa é uma boa notícia. Afinal, quanto mais confortáveis e empenhados os desenvolvedores estiverem, maiores serão as chances de valorização de NEAR. Para saber a cotação do ativo em tempo real, acompanhe o gráfico da NovaDAX!
Por último, já existem vários projetos construídos no ecossistema de NEAR. Entre os mais conhecidos, estão: Paras (marketplace de NFT) e Flux (protocolo de mercado aberto descentralizado e rápido).
Como comprar NEAR?
Está convencido de que NEAR é a cripto certa para você? Então, o próximo passo é conhecer uma exchange confiável para comprar e vender ativos digitais, como a NovaDAX!