NTRN é o token nativo da plataforma de contrato inteligente Neutron, que funciona nos blockchains feitos em Cosmos. O objetivo é oferecer segurança, neutralidade e aplicações entre cadeias (interchain) a partir de smart contracts.
A plataforma Cosmos tem uma diferença importante entre a Ethereum e a Bitcoin, por exemplo: ela é interchain. Isso significa que as aplicações funcionam em vários blockchains. É como se essa tecnologia tratasse os chains da Web3 como algo único.
Cross-chain e interchain
A funcionalidade interchain diferencia-se da cross-chain, que apenas liga chains diferentes. O protocolo IBC (inter blockchain communication) lida com as autenticações necessárias entre dois blockchains da plataforma Cosmos.
A partir de contratos inteligentes, as negociações feitas com dApps que usam esse protocolo oferecem escalabilidade e rapidez às transações entre chains, sempre mantendo a segurança e a privacidade dos dados. Uma consequência direta é o custo mais baixo por operação.
A plataforma Neutron usa o sistema CosmWasm para possibilitar as operações entre chains. A máquina virtual do ambiente é bastante poderosa, sem sobrecarregar a dos usuários. Ela chega a fazer 10 mil operações por segundo.
Segurança das negociações
No sistema CosmWasm, a validação dos blocos na rede de NTRN é fornecida pelo Cosmos Hub, um blockchain originário de Cosmos que traz soluções da Web2 para a Web3, como marketplaces, custódia de criptomoedas e provedor de segurança.
Cosmos SDK (kit de desenvolvimento de software) simplifica a criação tanto do sistema Neutron quanto da Neutron coin. Ao oferecer um padrão de operação, ele facilita o desenvolvimento de aplicativos que funcionam de forma interchain.
Os dApps feitos dessa forma rodam sem problemas em diferentes chains, visto que seguem a premissa interchain. Desenvolvedores que querem ampliar o alcance das aplicações têm grandes vantagens com esse modelo.
Token NTRN
NTRN é um token de governança. Os detentores têm poder de voto em decisões para implantar melhorias na plataforma. A partir do sistema Cosmos, as transações em chain também podem ser pagas com ATOM.
ATOM é a moeda de Cosmos, que também tem a interoperabilidade entre chains em sua origem. A diferença para o NTRN é o token de reserva, que serve como um backup dos ativos em circulação.
Na queima periódica, a reserva de NTRN é desbloqueada. Isso gera liquidez para todo o blockchain, sem correr o risco de não ter coins para negociação. Todos esses procedimentos são feitos por meio de smart contracts.
Vantagens de Neutron
O protocolo de smart contracts de Neutron traz algumas vantagens em relação a outros. A principal é que dá para recuperar contratos inteligentes de outros blockchains sem permissão no esquema interchain. Também é possível registrar e controlar contas em outros chains.
A segurança funciona de forma replicada. Ao se apostar ATOM em Cosmos, há uma espécie de projeção na rede Neutron via IBC. Além disso, usando o protocolo Neutron, dá para criar smart contracts feitos de forma personalizada para blockchains soberanos.
No futuro, o protocolo IBC pode integrar mais de 50 blockchains, tanto para enviar mensagens de comunicação, quanto para fazer negociações, com um consenso tolerante a falhas bizantinas de forma escalável.
Saiba mais sobre criptomoedas
A plataforma de NTRN introduz uma funcionalidade que já pensa no futuro dos blockchains. Para acompanhar mais novidades e dicas de investimentos, continue lendo outros artigos do blog da NovaDAX. Fique por dentro do mundo cripto!