O conceito de blockchain é revolucionário por si só: um ambiente em que se faz principalmente transações financeiras a qualquer momento, sem nenhuma entidade centralizadora e com possibilidade de remuneração. Como seria se você pudesse fazer sua própria blockchain? É essa a ideia do NULS.
O projeto é considerado um blockchain de 3ª geração, por conseguir unificar as negociações financeiras com outras aplicações, com a vantagem de apresentar escalabilidade e ser completamente adaptável às necessidades dos desenvolvedores. Vamos conhecer mais sobre o NULS.
Um blockchain em módulos
Os criadores do NULS, Jason Zhang, Lily Wang e Reaper Ran, não eram experts no mundo cripto, e esse detalhe fez a diferença. Para desenvolver um blockchain adaptável a todas as necessidades, eles tiveram que, primeiro, estudar os códigos do mundo cripto.
Muito mais do que ter o código aberto, ele deveria se adequar a DApps (aplicativos descentralizados) que pudessem ser modificados onde e quando fosse necessário. Assim, os fundadores pensaram em criar um sistema em módulos.
Tal como blocos de brinquedos de montar, os desenvolvedores que desejem criar sua chain podem usar tais “bloquinhos” como considerarem mais interessante e adequado. Com isso, o NULS se tornou uma plataforma que oferece e cria microsserviços próprios para o mundo cripto.
Do jeito do cliente
Dessa forma, o NULS funciona como um manual de instruções em que você pode montar sua blockchain usando os módulos como quiser, e esse manual está disponível para todos. A ideia, que já é ousada, tornou-se ainda mais vanguardista: o Nulstar, que é o NULS 2.0, é completamente adaptável.
Assim, o desenvolvedor cria uma blockchain que se adapta a DApps, tokens, smart contracts e outras aplicações. Portanto, é o Nulstar que precisa entender a linguagem dos apps e se adaptar a ela, e não o contrário. Isso traz uma revolução e tanto, chamando a atenção de quem lida com ativos digitais.
Com esse conceito de “feito sob medida”, quem procura soluções dentro da blockchain pode ou criar o próprio produto dentro do NULS, ou trazê-lo para a plataforma. Ele se encarrega de falar o idioma da aplicação e fazê-lo rodar sem criar problemas ou bugs.
Fábrica de chains
O NULS tem uma interface de usuário chamada Chain Factory. Ela é ideal para quem não conhece a linguagem da blockchain e quer desenvolver a própria. Ela simplifica o processo e o traz para mais perto do usuário que está começando nesta plataforma.
Assim, para quem quer criar sistemas de smart contracts, compatibilidade com outras blockchains (chamada de cross chain), tokens e outras aplicações descentralizadas, a Chain Factory é um bom primeiro passo para lidar com o NULS.
Como é a criptomoeda do NULS?
Ela funciona dentro do sistema Proof of Credit (PoC), que remunera usuários por meio de negociações feitas dentro do blockchain. Então, um NULS é criado quando uma transação é realizada. É diferente do PoW, em que se baseia o Bitcoin, que remunera de acordo com a realização de cálculos complexos.
O PoC é uma variação do DPoS (Delegated Proof of Stake): o usuário bloqueia uma quantidade de NULS enquanto um nó é executado dentro do sistema. Essa quantidade é definida pelos próprios participantes da blockchain. Uma vez concluído o nó, os NULS são liberados.
Saiba mais sobre criptomoedas
A plataforma NULS é realmente revolucionária, e você pode conhecer ainda mais sobre ela, outros blockchains e criptomoedas lendo os conteúdos do blog da NovaDAX. Com eles, você tira suas dúvidas sobre o mundo dos ativos digitais.
Além disso, a NovaDAX é uma das exchanges de criptomoedas mais conhecidas e seguras do mercado cripto. Abra sua conta e comece já a negociar ativos digitais para investir no mundo dos criptoativos!