Uma das características das moedas digitais é a transferência de valores ou dados de forma rápida e sem fronteiras pelo blockchain. Porém, geralmente, o sistema não consegue processar muitas informações simultaneamente. Pensando nesse obstáculo, surgiu a OMG coin.
O nome OMG veio da OmiseGo, uma solução desenvolvida para o blockchain Ethereum para dar escalabilidade para as transações. Ela se transformou na OMG Network, que desenvolveu esse problema criando o MoreViable Plasma. Tal sistema faz transações em bloco, tornando-o mais rápido e barato.
OMG Network
Antes da moeda propriamente dita, surgiu a OMG Network, fundada pela tailandesa Vansa Chatikavanij. Ela foi visionária ao desenvolver um sistema de escalabilidade para o Ethereum antes de uma empresa tradicional — o que vai ao encontro do propósito do blockchain e das criptomoedas.
Fazendo mais transações por segundo, o sistema utiliza menos energia e cobra uma taxa bem menor por transação. A plataforma usa o protocolo ERC 20 para a criação de tokens e a realização de transações no blockchain.
Como é a escalabilidade
No blockchain, um dos desafios é realizar mais transações por segundo. A ideia da OMG Network e da OMG coin é fazer várias transações em blocos e validá-las de uma vez. Para entender melhor como isso funciona e é mais viável, compare o processo com compras em um supermercado.
Imagine que 20 pessoas vão ao supermercado e fazem compras individualmente. Elas pagarão pelos produtos no varejo, que têm preços mais altos. Além disso, criam uma fila enorme na hora de passar pelo caixa.
Por outro lado, se essas 20 pessoas delegam que apenas uma faça as compras, a situação muda. As compras no atacado são vantajosas por trazerem produtos mais baratos. Assim, todo mundo tem acesso aos produtos, pagando menos e mais rápido — afinal, somente uma pessoa vai para o caixa.
OMG coin
Na plataforma OMG, podem ser negociadas várias criptomoedas no protocolo ERC 20. Porém, com a OMG coin, as vantagens são ainda maiores. Afinal, por ser o token nativo, as taxas cobradas são bem menores.
A OMG coin é uma moeda não minerável como o Bitcoin, mas é a recompensa pela validação de negociações no blockchain. Ela ainda funciona no Proof of Authority (PoA), uma forma mais simplificada de Proof of Stake (PoS).
O Proof of Stake é uma forma de recompensa por participação em alguma atividade. Já o PoA é controlado somente por um ente, a própria OMG Network, que faz todas as transações. No futuro, o sistema será transferido para o PoS, de forma que mais usuários possam fazer parte do processo.
Staking
A principal função da OMG coin é o pagamento de taxas no blockchain. A função de staking ocorrerá quando a plataforma for migrada do PoA para o PoS. Os usuários serão recompensados ao criar nodes de validação.
Com o funcionamento no sistema PoS, os usuários que participarem ativamente do desenvolvimento do blockchain receberão os utility tokens, recompensas pelo trabalho. Eles serão usados para dar descontos ou acesso a determinado evento de forma exclusiva, por exemplo.
Quando o PoS estiver funcionando a todo o vapor na OMG Network, o OMG token terá esse papel. O sistema de validação de negociações em bloco é particularmente vantajoso e está despertando interesse no mercado cripto.
Saiba mais sobre criptomoedas
Você pode negociar OMG coin na NovaDAX com toda a segurança e facilidade. Basta acessar nosso site para conhecer essa e outras criptomoedas. Além disso, no nosso blog, você fica por dentro das novidades dos blockchains e das demais moedas digitais. Acesse e confira!