Ordinals é uma plataforma blockchain que fornece um marketplace descentralizado para ativos digitais. Nessa rede, é possível comprar, vender e negociar de forma transparente, segura e sem intermédio de outros usuários, sendo ainda mais fácil diversificar a carteira.
O que é Ordinals (ORDI)?
Os investidores estavam acostumados a relacionar a emissão de NFTs somente às redes de blockchain do Ethereum, mas isso mudou com a chegada de Ordinals. Os desenvolvedores do projeto viram potencial em unir os tokens não fungíveis com o Bitcoin (BTC), que possui um código difícil de alterar.
Como a plataforma blockchain do BTC é caracterizada por uma rede descentralizada, é formada por nodes que interligam toda a comunicação, operação da tecnologia e funcionamento em segurança. Com tamanha complexidade, as criações desse ecossistema demoraram a ganhar força e só passaram a ser desenvolvidas com a chegada da Web3.
O protocolo Ordinals surgiu como um sistema que designa um número em série para cada satoshi e rastreia-os durante as transações. Satoshi é a menor fração do Bitcoin, nomeado como homenagem a Satoshi Nakamoto, pseudônimo do criador da criptomoeda.
Essa nova criação permite a transformação de um satoshi em outros ativos únicos pelo processo de inscription, em que dados adicionais são inscritos neles. Esse mecanismo fornece a base para o desenvolvimento de tokens fungíveis, como BRC-20, e não fungíveis, como arte digital.
Como a numeração do protocolo funciona
Com a inscrição pelo protocolo Ordinals, um novo ativo é criado e atrelado à rede do Bitcoin. Os satoshis são numerados de acordo com a ordem de mineração. A transferência depende da ordem de entradas e saídas nas transações descentralizadas (DeFi).
A numeração acontece em ordem cronológica, iniciando em zero e consecutivamente na ordem de mineração. Os satoshis também são classificados pelo índice de raridade de Ordinals de Casey Rodarmor: comum, incomum, raro, épico, lendário e mítico. A distinção entre eles é definida da seguinte forma:
- comum: demais unidades que não sejam as primeiras do bloco;
- incomum: primeiro satoshi de um bloco;
- raro: primeiro satoshi de cada ajuste de dificuldade;
- épico: primeiro a cada período de halving;
- lendário: primeiro a cada ciclo de seis halvings;
- mítico: primeiro do bloco Gênesis.
Qual é a diferença entre Ordinals e NFTs?
Apesar de serem semelhantes, existem algumas diferenças que tornam o projeto Ordinals mais simples e seguro. A inscrição dele é chamada de "artefato digital", em vez de NFT, para ser mais sugestivo e indicar o que é.
Enquanto os NFTs são armazenados off-chain, acessados por um link no blockchain e alterados por contratos inteligentes, os dados de inscrição de ORDI são armazenados diretamente no blockchain do Bitcoin. Ao manter a cunhagem on-chain, eles são permanentes e imutáveis.
Quais são as vantagens e desvantagens de Ordinals?
Apesar de acrescentar valor à rede do Bitcoin, o protocolo Ordinals tem vantagens e desvantagens. Por um lado, alguns investidores acreditam que a simplicidade do BTC em limitação de armazenamento e transferência deve ser preservada, enquanto outros acham que deve haver uma evolução de recursos.
Por outro lado, os satoshis inscritos por Ordinals estão competindo por espaço em bloco com as transações regulares do BTC, o que aumenta as taxas da rede. No futuro, à medida que as recompensas do bloco diminuírem com o tempo, as taxas de rede serão os principais incentivos para comprometer o poder de hash do Bitcoin.
Ainda assim, o projeto é inovador e visionário, permitindo o armazenamento de tokens no blockchain seguro do BTC. Ele possui baixo custo e pode ser negociado por transações sem intermediários.
Tenha ativos digitais com ajuda da NovaDAX!
Na NovaDAX, você pode negociar ORDI por transações seguras, acessíveis e práticas. No menu principal, você visualiza sua carteira de ativos e utiliza os gráficos para monitorar as variações do mercado em tempo real, decidindo o melhor momento para fazer investimentos.