O simpático Pepe the Frog, um dos memes mais conhecidos da internet, virou criptomoeda, a Pepe coin. Embora o meme tenha surgido em 2005, em abril de 2023, o desenho estampou uma das moedas de ascensão mais meteórica de que se tem notícia.
Ela vem na esteira da popularidade das meme coins, que reúne comunidades engajadas na divulgação. Memes são imagens transmitidas de forma avassaladora na internet em todo o mundo. São desenhos simples, cujos significados podem ser diferentes a depender da cultura de onde eles se instalam.
Quem criou a Pepe coin?
Não se sabe quem criou a Pepe coin: os desenvolvedores se mantêm anônimos até hoje, mas se inspiraram na história de Pepe the Frog, desenvolvido pelo cartunista Matt Furie. Pepe era um dos quatro personagens da história em quadrinhos Boy’s Club.
O que impulsionou Pepe para a fama foi uma tirinha na qual ele fala “feels good, man” (“é uma sensação boa, cara”, em tradução), tornando-se um meme da internet, sempre associado a situações divertidas. No fim, o meme do sapo com olhos esbugalhados e desenhos rústicos surfou na onda das meme coins e se tornou uma delas.
Como a Pepe coin funciona
A Pepe coin funciona no Ethereum e roda no protocolo ERC-20, que estabelece um padrão para a criação de criptomoedas, o que facilita o processo. Por conta dessa linguagem padronizada, o protocolo é bastante utilizado na criação de moedas e tokens.
O sistema da Pepe coin é garantido pelo consenso PoS (Proof-of-Stake), no qual os usuários atuam como validadores de novas transações e recebem recompensas pela tarefa. Além disso, os detentores são recompensados periodicamente pelo tempo em que mantêm as moedas em poder e apoiam o projeto.
Essa é uma das novidades dessa coin: estimular os usuários a ficar com a Pepe coin em vez de vendê-la rapidamente, para manter a estabilidade. O projeto limitou o suprimento de coins em 420 trilhões de unidades, queimadas de tempos em tempos, para manter valor.
As fases da Pepe coin
Os desenvolvedores anônimos lançaram três fases da Pepe coin. A primeira é o lançamento em si, incluindo a listagem nas exchanges centralizadas (conhecidas com CEX) CoinmarketCap e Coingecko e viralização da moeda no Twitter. Já a segunda fase vai agregar a newsletter Pepe times e listar o token em mais corretoras.
Por fim, a terceira fase terá o que se chama de Pepe Academy, Pepe tools e mais de 100 mil holders. O que não está claro ainda é como se dará a transição entre essas fases e quando isso acontecerá. Então, não se sabe em qual delas a Pepe está atualmente.
O salto na valorização
A Pepe coin deu um salto em valorização de 10.000% em um dia, quando um usuário trocou 0,125 ETH em 5,9 trilhões de Pepe. Isso chamou a atenção dos investidores do mundo cripto, que viram a moeda ganhar importância e relevância, fazendo mais usuários comprarem Pepe coins.
Essa é uma das características das meme coins, que viralizam do mesmo jeito que os memes. Uma das vantagens particulares da Pepe é a comunidade de detentores, bastante engajada e que mantém as moedas em poder por mais tempo para ganhar recompensas, como já dito.
Outro detalhe é uma plataforma de negociações de Rare Pepes, imagens do Pepe the Frog tratadas como ativos digitais colecionáveis. Algumas delas são realmente raras e se tornam valiosas, tais como os NFTs. Isso tem potencial de atrair mais investidores, o que pode valorizar ainda mais o token.
Saiba mais sobre criptomoedas na NovaDAX!
Quer saber mais sobre meme coins e demais criptomoedas? Acesse o blog da NovaDAX e acompanhe o que acontece no mundo cripto. São conteúdos gratuitos e constantemente atualizados para você sempre ficar por dentro das novidades!