Com o aumento do número de usuários, já era provável que haveria problema de escalabilidade das operações no blockchain Ethereum — até aparecer Polygon Ecosystem (POL), uma camada 2.
Polygon Ecosystem não se limita a resolver a grande quantidade de transações que acontecem no chain. Ele também é uma solução para a comunicação entre chains baseados em Ethereum. Com ele, dá para acessar outras cadeias sem sair de onde você está.
Tecnologia ZK
Outra novidade de Polygon Ecosystem é a tecnologia Zero Knowledge (ZK), também chamada de ZK Rollup. Trata-se de uma forma de compactar dados, tal como fotos, documentos ou músicas.
ZK funciona na segunda camada e tem o objetivo de comprimir informações para trocas entre redes em Ethereum. Isso evita a sobrecarga gerada por muitas negociações, sem deixar a segurança de lado.
Para facilitar, também existe a ferramenta Polygon zkEVM. Ela reúne a compactação de ZK e a plataforma EVM com todas as funcionalidades de Ethereum, como os contratos inteligentes e as aplicações descentralizadas. Pode-se dizer que é bastante eficiente nas negociações que ocorrem nesse ambiente.
Value layer of internet
Outro conceito trazido por Polygon Ecosystem (POL) é o value layer of internet, camada de valor da internet. Com a facilidade de tornar as negociações escaláveis, o sistema propõe-se a permitir que qualquer pessoa crie, troque e programe valores.
Não se trata apenas de valor em dinheiro. Podem ser informações de qualquer tipo, já que o sistema tem capacidade praticamente ilimitada. A taxa de transferência entre dados na internet é determinada de acordo com a movimentação no momento. Assim, se for necessário mais espaço, o próprio sistema vai construí-lo.
Mesmo fazendo a ponte entre cadeias em Ethereum, tudo acontece em um ambiente compartilhado, facilitando o acesso de qualquer parte do planeta. É como uma única plataforma. O usuário nem percebe quando precisa trocar entre cadeias diferentes.
POL e MATIC
Quem já teve contato com essa plataforma deve ter visto que o token que a acompanhava é o MATIC. Ele é um token de governança, ou seja, usado para votações para melhoria do sistema, pagamento de taxas e staking.
Porém, como a aplicação é desenvolvida para ter uma rede mais extensa em Ethereum, MATIC está sendo substituído pelo token POL aos poucos. Ele também será usado em um ambiente com grande número de negociações.
Além disso, POL funciona no protocolo Proof of Stake (PoS), que possibilita a escalabilidade sem comprometer a segurança. Os validadores são estimulados a participar, o que também colabora para o desempenho do sistema não ser comprometido pelo grande número de transações.
Token POL
A POL coin é a forma de pagamento usada na hora de validar um bloco, fazer staking e praticar a governança da comunidade. Esse tipo de recompensa deixa o sistema todo mais seguro porque pune os validadores maliciosos.
Em ataques Sybil, o invasor do sistema cria um enorme número de pseudo-usuários para subverter toda a plataforma para ter mais influência, por exemplo, na hora das votações de melhoria. Com POL, isso não acontece.
Saiba mais sobre criptomoedas
POL é uma solução de escalabilidade para Ethereum. Para conhecer mais tokens, blockchains e dicas de investimento, continue acompanhando o blog da NovaDAX. Fique por dentro das novidades e faça bons negócios!