O time francês PSG é um dos mais conhecidos no mundo, vencedor de vários campeonatos nacionais e internacionais. Entre os jogadores, estão Neymar Jr, Mbappé e Lionel Messi. Além dos títulos, o time tem uma criptomoeda, o PSG token, no qual os torcedores podem investir.
Os clubes de futebol adotam os próprios tokens para incentivar o investimento por parte dos fãs. Não à toa, esse tipo de ativo recebe o nome de fan token. É como se ele fizesse uma ponte entre os torcedores e a administração de um time. Veja como isso acontece no PSG.
Token de governança
Geralmente, o fan token dos times de futebol funciona na modalidade de governança. Portanto, os detentores possuem poder de voto para tomar determinadas decisões na equipe, como cor da camisa, mensagens na braçadeira do capitão, entre outros. É como se a opinião do torcedor fosse garantida pela administração do time.
Além disso, os detentores do PSG fan token têm acesso à área VIP do Parc des Princes, o estádio do clube, conseguem camisas autografadas e contato com os jogadores.
Como o fan token funciona?
O PSG token pode ser adquirido na plataforma Socios.com, usando a moeda Chiliz (CHZ), um token ERC-20 que roda no blockchain Ethereum.
Essa plataforma também vende tokens de times como Barcelona e Milan, assim como NFTs do UFC e equipes de automobilismo, como Aston Martin e ROUSH Fenway Racing.
Em todos os casos, os proprietários podem participar de decisões das empresas e ter acesso a eventos de forma exclusiva.
Como o PSG token é valorizado?
Da mesma forma que as demais criptomoedas e NFTs, o valor do PSG token varia de acordo com a oferta e a procura. Assim, quando o time ganha alguma partida ou algum campeonato, ele fica valorizado, e o preço sobe. O contrário também acontece quando o time passa por uma fase ruim.
Um detalhe em particular faz o token ficar valorizado ou não. A Fifa desenvolveu um sistema de venda de passes de jogadores que remuneram os times em que os atletas começaram a carreira. Assim, se um jogador começou no PSG, mas passa a jogar por outra agremiação, o PSG recebe uma parte do valor do passe.
Esse valor é passado para os detentores do PSG token. Isso acontece mesmo que o atleta já não esteja jogando mais por ele. Um exemplo é o Neymar, que joga no PSG hoje. Caso ele seja transferido a outro time, o Santos (no qual ele começou a carreira) recebe parte do valor da venda do passe.
Armazenamento na carteira
Assim como as demais criptomoedas, é possível guardar o PSG token em wallet ou fazer a negociação direto na plataforma da Socios.com. As vantagens da carteira são a ausência do pagamento da taxa de administração e total controle sobre o ativo digital. Como benefícios, a corretora guarda as moedas e orienta sobre o mercado de criptos.
O blockchain do PSG token é o Ethereum, onde roda o Socios.com. Utiliza-se o protocolo ERC-20, de código aberto. O Ethereum é mais flexível na criação de ambientes para moedas, NFTs e tokens de vários tipos e funções.
O processo do PSG fan token investing é uma boa forma de investimento, atendendo a dois propósitos: compartilhar os ganhos financeiros do time e investir no mercado de criptomoedas, que se torna cada vez mais popular.
É seguro investir no PSG token?
Investir em criptomoedas e tokens, como o PSG token, implica os riscos da renda variável. Não dá para prever o rendimento desse tipo de investimento. Ele depende da variação dos demais índices do mercado, bem como da economia.
Funciona como na Bolsa de Valores: as ações sobem ou descem dependendo do mercado, da situação política mundial e de problemas que a economia enfrenta, o que interfere diretamente na cotação dos ativos.
Saiba mais sobre criptomoedas
Investir no PSG token, bem como em outras moedas digitais, está ao alcance de todos com a exchange NovaDAX. Lá, você encontra várias criptomoedas e conteúdos informativos para quem quer começar nesse mundo ou saber das novidades. Acesse e confira!