A maioria das pessoas pensa que as negociações de criptomoedas acontecem somente no mundo virtual, via internet. Porém, com o projeto Pundi X, é possível comprar, vender e pagar com ativos digitais, usando as máquinas de cartão.
Pundi X não é um projeto tão novo. Ele foi criado em 2017, pela empresa de pagamentos Pundi Pundi, com origem na Indonésia. Ele funciona de forma semelhante ao PicPay.
Digital para o real
A ideia do Pundi X é aproximar as criptomoedas da rotina das pessoas, trazendo-as para o mundo real. O conceito é revolucionário pela simplicidade e pela ousadia de levar os ativos digitais para o mundo físico.
Para fazer essa aproximação, a empresa desenvolveu um método que integra a forma de pagamento via máquina de cartão, chamada Point of Sale (POS) aos criptoativos.
Funciona assim: o comerciante que tem a máquina de cartão do projeto Pundi X (XPOS) pode receber os pagamentos de forma tradicional, em vários tipos de criptomoedas. Um só equipamento atende aos usuários de moedas digitais e quem ainda não faz parte do mundo cripto.
O valor recebido pelos comerciantes em criptomoedas é automaticamente convertido em stablecoins, inclusive em reais. Os lojistas podem usar o dinheiro da forma que acharem melhor. O pagamento pela XPOS é feito via cartões sem contato, alinhado com a tendência dos últimos anos.
Sem taxas de transação
De acordo com o Pundi X, os comerciantes não pagam para processar os pagamentos feitos no débito e no crédito. Entretanto, é cobrada uma taxa que vai de 0,1% a 2% do valor total da transação ao comprar criptomoedas pela XPOS.
Além disso, a máquina aceita pagamentos via Apple Pay, Samsung Pay e outras carteiras virtuais que funcionam por meio de NFC. Inclusive, o projeto contempla a própria carteira digital, a XWallet. Ela funciona da mesma forma que as outras, mas com uma inovação do projeto Pundi X.
Além de ter acesso à carteira por meio de aplicativos, o usuário pode utilizar o cartão XPass, que funciona como uma extensão física da wallet. Ele não tem contato e pode ser usado para fazer negociações com criptoativos, como pagamentos e recebimentos, na XPOS.
Token NPXS
NPXS é o token nativo do projeto Pundi X. Trata-se de um token ERC-20, o que significa que ele pode ser acompanhado e modificado quando necessário, usando o “manual de instruções” próprio de Ethereum.
NPXS é um token de utilidade, usado como meio de pagamento e transações no ecossistema. Ele também funciona como token de governança, já que confere direito para os usuários decidirem sobre os rumos do projeto, bem como adotarem determinadas providências.
Uma das decisões importantes foi a redução na quantidade de tokens do Pundi X em circulação, que aconteceu em 2021. Na ocasião, a quantia foi reduzida em 99,9%. Com essa medida, ocorreu a valorização da moeda, o que levou muitos investidores a incluí-la nas carteiras.
Invista no token do Pundi X
O projeto Pundi X destaca-se pelo pioneirismo ao realizar a aproximação do universo das criptomoedas com o mundo off-line. Ele já está relativamente consolidado no mercado.
A melhor maneira de investir em NPXS, o token nativo do Pundi X, é pela NovaDAX. A criptomoeda já está listada na plataforma, e você pode acompanhar a cotação por meio de gráficos atualizados em tempo real. Assim, entende qual é o melhor momento para comprar ou vender.
Quer investir em NPXS com segurança e praticidade, aproveitando o potencial do Pundi X? Então, crie sua conta gratuita na NovaDAX para negociar essa e outras criptomoedas disponíveis no mercado agora.