O mundo dos blockchains é revolucionário porque faz bilhões de operações entre pessoas de qualquer lugar, a qualquer hora. Para dar ainda mais flexibilidade a essas transações, foi criado o protocolo Synthetix, que tem como garantia a SNX coin.
O que chama a atenção nesse protocolo é o conceito de ativo sintético. Nessa plataforma, é possível associar o valor de um ativo, como dólar, commodities (soja, petróleo e ouro), ações de empresas e até criptoativo, a um token. Veja como ele funciona com detalhes.
O que é ativo sintético?
Na contabilidade, um ativo é algo que pode ser convertido em dinheiro. Alguns exemplos são imóveis, veículos, equipamentos, commodities e ações de empresas. No mundo das criptomoedas, a ideia é semelhante, mas não lida com esses ativos na forma física.
Afinal, um blockchain é completamente virtual, sem o intermédio de autoridades ou governos. Assim, um ativo sintético pode ter o valor atrelado a outro no mundo físico, mas, para negociá-lo, não há a necessidade de sair do blockchain: dá para fazer tudo por lá mesmo.
Como isso funciona? Vamos usar como exemplo o agro. Empresas converteriam uma determinada quantidade de soja em um token, cujo valor seria emprestado ao produtor que precisa de um financiamento. Ele receberia tokens (em vez de dinheiro) para fazer as negociações.
Tokenização dos ativos
Esse processo de tokenização não é novo, mas vem ganhando destaque pela versatilidade. No exemplo da soja, ao virar token, o processo é garantido por smart contracts e tem o próprio blockchain como segurança. Afinal, as transações na plataforma são validadas e à prova de fraudes.
O conceito de tokenização é importante para entender a transformação em ativos sintéticos (ou synths, como são chamados), garantidos pela Synthetix e pela SNX coin.
Como a Synthetix funciona
Para rodar a SNX coin, a Synthetix foi desenvolvida na Ethereum, que já permite maior flexibilização nas negociações de criptomoedas em geral e cai bem especialmente com ativos sintéticos.
Cada synth é um token padrão ERC-20, o que facilita bastante a criação. Afinal, com esse protocolo, é possível criar tokens usando um manual de instrução padrão, facilmente reconhecido na hora das transações digitais.
Um exemplo de ativo sintético da Synthetix é o sUSD, atrelado ao dólar. Para criar um sUSD na Synthetix, é preciso deixar uma garantia de 600% do valor do ativo em SNX coin — processo conhecido como staking. Esse valor é fixo e convertido em sUSD.
Decentralized exchange
É possível adquirir ativos digitais sem comprar SNX coin: a negociação é feita por meio da DEX Synthetic Exchange, que faz o procedimento como uma corretora de criptomoedas, com a diferença de lidar com synths. Dessa forma, você compra os ativos digitais diretamente.
Há vantagens e desvantagens na DEX (decentralized exchange). Para quem está começando no mundo dos synths, é uma boa ideia, ainda mais para entender o conceito dos ativos digitais. Por outro lado, é necessário pagar a taxa de corretagem, que varia de acordo com o tipo de negociação feita.
Ativos sintéticos com criptomoedas
Se a ideia dos synths já é inovadora, saiba que é possível cunhar ativos sintéticos de criptomoedas — o que leva o conceito de DeFi (finanças descentralizadas) a um patamar ainda mais ousado.
Um exemplo é comprar um synth usando Bitcoin. Na Synthetix, você adquire SNX coin usando um valor equivalente em Bitcoin. É possível comprar ativos como dólar, commodities e até synths de outras criptomoedas.
Futuro da SNX Coin
A tecnologia tem um potencial enorme para trabalhar no mercado de derivativos, instrumentos financeiros (como direitos de compra ou contratos) que derivam de outro ativo. Da mesma forma que dá para comprar um synth de soja, é possível comprar de derivativos também.
Isso facilita muito a negociação desses instrumentos entre pessoas que moram em qualquer lugar do mundo, sem depender de instituições, como corretoras ou bancos. Uma vez que o synth do derivativo é criado, pode ser livremente comercializado no blockchain.
Saiba mais sobre criptomoedas
A SNX coin representa um passo à frente no mundo cripto. Para ficar por dentro do assunto, continue no blog da NovaDAX. Assim, você acompanha as últimas notícias para investir em criptoativos e obter os melhores rendimentos!