Memes criados a partir de um movimento iniciado por pequenos acionistas para "salvar" uma empresa de games em apuros resultaram na criptomoeda WSM. Ela segue a tendência das memecoins negociadas no blockchain.
O surgimento da coin Wall Street Meme, como também é conhecida, envolve uma trama no mercado acionário a partir de milhões de pequenos acionistas (conhecidos como "sardinhas") e grandes negociadores (conhecidos como "tubarões"). Entenda essa história.
GameStop em crise
Em 2021, no auge da pandemia do coronavírus, uma conhecida distribuidora de games nos Estados Unidos, chamada GameStop, passou por uma crise financeira. Aproveitando-se da desvalorização das ações da empresa, os "tubarões" negociaram-nas para ganhar em cima do preço mais baixo.
Esse tipo de transação é feita imediatamente: os ativos da empresa desvalorizam rapidamente, enquanto os negociadores ganham sobre isso. Ao perceber essa movimentação, os pequenos investidores do fórum Wall Street Bets, hospedado no Reddit, compraram as ações de forma massiva.
Isso tornou o ativo mais caro e valorizou a empresa de forma geral. Quem negociou as ações para aproveitar a baixa teve um prejuízo enorme ao precisar recomprá-las. Esse movimento chamou a atenção dos investidores profissionais e ocasionou o surgimento do token WSM.
Wall Street Bets
Os membros do fórum Wall Street Bets sempre trocam informações sobre os melhores investimentos e ensinam como o negócio de renda variável funciona. Por serem considerados "sardinhas", eles não possuem grande quantidade de dinheiro para investir em ações de alto valor.
O funcionamento do fórum, com milhões de participantes, sem nenhuma forma de liderança definida, assemelha-se ao blockchain. Porém, alguns usuários ficam responsáveis pela manutenção da plataforma e são recompensados com coins.
A partir disso, o ambiente do token WSM une a ideia do grupo do fórum Wall Street Bets aos blockchains e às criptomoedas. Lá, é possível criar, comprar e vender memes do universo de investimento com segurança e privacidade.
Token WSM
A WSM coin foi criada no protocolo ERC-20, o que a torna facilmente negociável em várias exchanges e plataformas com base no Ethereum. As transações são intermediadas por smart contracts. Os detentores podem comprar e vender memes usando a coin.
O tokenomic dessa memecoin contabiliza 2 bilhões de unidades. Para manter o valor, há queimas periódicas de tokens, enquanto os processos de staking mantêm a liquidez da plataforma. É possível comprar a moeda usando ETH, BNB e USDT. Cartões bancários também são aceitos.
Força da comunidade
A comunidade de Wall Street Memes é bastante ativa. Por terem origem no fórum Wall Street Bets, as discussões rondam não apenas o mundo das ações, mas os memes em torno dele. A ilustração símbolo do grupo é um desenho que une algo como o personagem Johnny Bravo ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.
O alcance foi tão longe que chamou a atenção do dono da atual rede X (antigo Twitter), Elon Musk, entusiasta de memecoins. WSM ganhou um peso que poucas moedas inspiradas em memes adquirem.
Aprenda mais sobre criptomoedas
Além de explicar o que é a moeda WSM, o blog da NovaDAX deixa você por dentro do mundo das criptomoedas, dos blockchains e dos investimentos. Acesse o site e acompanhe as novidades!