Quando se ouve em blockchain, provavelmente a primeira rede que vem à mente é Ethereum. Porém, há uma concorrente que ganha espaço e fecha parcerias com gigantes, como Manchester United e Ubisoft. Essa é a Tezos, cujo token nativo é a XTZ coin.
O token da Tezos também é conhecido simplesmente como Tez. Para entender melhor o que é, como funciona, quais são as vantagens e os riscos de investir nessa criptomoeda, continue a leitura deste conteúdo.
XTZ coin, Bitcoin e Ethereum
Enquanto Bitcoin e Ethereum têm bifurcações, ou seja, mais de um projeto, a Tezos tem somente um ativo. Isso faz com que o blockchain seja atualizado com mais frequência.
Outro diferencial dos dois criptoativos citados é que a XTZ coin não tem um supply maximus, isto é, a criação de tokens é ilimitada. Contudo, são necessários supervalorização e aumento do volume de mercado para criar novos ativos.
O Tez é usado para interagir com aplicativos descentralizados, conhecidos como dApps, e fornecer uma unidade básica de contabilidade na plataforma. Com isso, a participação do usuário em finanças descentralizadas (DeFi) é facilitada.
Como a Tezos funciona
A Tezos é uma rede descentralizada de aplicações e smart contracts (contratos autônomos), criados digitalmente e com um código único, dando mais segurança à operação.
A rede é open source, ou seja, tem código aberto. Isso contribui para a governança no blockchain, permite atualizações eficientes e fornece transparência aos investidores.
Outro ponto de segurança é que as negociações são feitas com Proof of Stake (Prova de Participação, em tradução livre), um algoritmo que previne o gasto duplo e funciona como validação.
Quais são as vantagens?
As atualizações frequentes são uma das vantagens da Tezos. Isso porque facilita a correção de imperfeições, aprimora os códigos e dá mais segurança e governança aos investimentos.
Em comparação com o principal concorrente, o Ethereum, o Tez tem taxas bem mais em conta, e a plataforma gasta menos energia para a mineração da criptomoeda, sendo considerada eco-friendly.
O investimento em XTZ coin pode ser uma forma de obter renda passiva, também conhecida como staking. A criptomoeda pode rodar em jogos, metaversos e outros campos criados no blockchain da rede.
Parcerias da XTZ coin
A plataforma Tezos tem sido usada para criar diversos NFTs (tokens não fungíveis). Com isso, abriu um leque de parcerias, como a coleção de ativos esportivos do e-Bay.
Após Mark Zuckerberg mudar o nome da empresa de Facebook para Meta, devido à nova estratégia de negócio, o metaverso ganhou holofotes, criando novas oportunidades de investimentos em blockchain.
O Dogamí, metaverso de cachorro da Ubisoft, e o SignaVerse, da Gift.Games, foram construídos na Tezos, usando a XTZ coin como moeda de negociação e recompensa. Além disso, a rede de blockchain firmou parceria na Web3 com o time de futebol inglês Manchester United.
Os riscos de investimento
Antes de investir na XTZ coin e em qualquer outra criptomoeda, é necessário analisar o movimento do mercado e ter em mente que esse é um investimento arrojado devido à volatilidade alta.
Para amenizar o risco, é recomendado diversificar a carteira, ou seja, investir em ativos diferentes. Assim, quando há uma forte queda, apenas uma parte dos investimentos fica em baixa.
Saiba mais sobre criptomoedas
Agora que você domina o assunto, que tal saber mais sobre outros investimentos? Para isso, conte com o blog da NovaDAX. Mantenha-se informado para não perder oportunidades de negócios!