O mercado dos criptoativos está sempre inovando com soluções cada vez mais modernas, práticas e tecnológicas. Por esse motivo, é comum se deparar com novas moedas, como é o caso da Zcash (Zec), que surgiu com foco voltado para a privacidade dos investidores.
Esse criptoativo foi desenvolvido na mesma infraestrutura que o Bitcoin e é bastante semelhante a essa moeda. No entanto, trata-se de uma opção que proporciona ainda mais anonimato, algo que é bastante buscado por aqueles que investem em criptomoedas.
A principal proposta por trás do Zec é ser mais difícil de rastrear. Para isso, a moeda conta com sistemas exclusivos, que ajudam a manter a privacidade. Quer saber mais sobre ela? Então, continue a leitura e confira todas as informações necessárias para formar sua carteira de Zcash.
Como o Zcash funciona?
O Zcash (Zec) é uma criptomoeda que funciona por meio de blockchains descentralizados em um sistema open source. Esse processo garante o anonimato e a privacidade do destinatário, do remetente e da quantia das transações. No entanto, os pagamentos são registrados em um blockchain público.
Ele dificulta o rastreamento de transações, uma vez que adiciona mais camadas ao processo. Isso porque ele utiliza provas de conhecimento nulo, usadas para a verificação desses pagamentos. Assim, informações pessoais dos investidores são mantidas em segurança e ocultadas.
Esse ativo foi criado pelo Zooko Wilcox O-Hearn em 2016 e se mostrou uma alternativa bem interessante ao Bitcoin para aqueles que prezam pelo anonimato. Vale dizer que a moeda conta com um sistema de encriptação exclusivo, denominado zk-SNARK. Saiba mais sobre esse método a seguir.
O que são zk-SNARKs?
O sistema zk-SNARK é o tipo de encriptação utilizado para assegurar a privacidade dos investidores de Zec. A sigla quer dizer “Zero-knowledge Proofs”, que significa algo como Provas de Conhecimento Zero (Nulo). Como ele, os usuários podem realizar transações sem revelar endereços ou chaves de blockchain.
Esse sistema DeFi (finanças descentralizadas) permite que uma das partes envolvidas na transação afirme a outra que uma determinada informação é verdadeira. No entanto, nenhum dado além desse é revelado. Com isso, os dados são validados sem que o investidor forneça nenhum tipo de informação adicional.
Vantagens do Zcash
Além da segurança e da privacidade, existem outros benefícios oferecidos pelo Zcash. Um deles é a acessibilidade. As taxas do ativo são bem baixas, quase insignificantes. Geralmente, os valores apresentados em gráficos de Zcash são menores que um centésimo de centavo.
Além disso, por ser um sistema descentralizado, o Zcash não fica exposto a ataques cibernéticos. Isso sem contar que, por não existir uma autoridade central que controle o ativo, ele não é prejudicado por censuras. Vale dizer que o Zec é bastante aceito no mundo real por comerciantes, ONGs, entre outros.
As taxas baixas fazem do Zcash uma criptomoeda bastante acessível. Outro fator que contribui para a ampla circulação do ativo é que ele pode ser facilmente comprado. Você encontra a moeda nas principais plataformas de negociação. Assim, ela é uma opção bastante viável.
Quanto o Zcash vale?
Segundo a cotação apontada pelo conversor de Zcash para real, o criptoativo vale R$ 280,33. Em dólares americanos, o valor fica em torno de US$ 53, 53, lembrando que os preços podem sofrer alterações de acordo com a movimentação do ativo.
Aprenda tudo sobre criptomoedas com a NovaDAX
Aqui, no blog da NovaDAX, você tem sempre atualizações sobre o mundo dos criptoativos. Sendo assim, não deixe de conferir outros conteúdos para aprender mais sobre moedas como o Zec.