O mundo cripto está repleto de oportunidades de investimento e negócios. Isso faz com que as redes tendem a melhorar as performances e surjam novos ativos com soluções. Nesse contexto, a rede Zilliqa virou uma alternativa à Ethereum.
A rede de blockchain foi criada com o objetivo de solucionar algumas barreiras do Ethereum, como a rentabilidade e a escalabilidade. Para entender melhor como funciona e saber se vale a pena investir, continue a leitura deste conteúdo.
O que é Zilliqa?
Zilliqa é uma plataforma pública de blockchain de alta escalabilidade e segurança, projetada para lidar com transações em massa. Ela atende a uma demanda crescente de movimentações sem perder a eficiência.
Isso acontece porque é baseada no conceito de sharding, no qual a rede é dividida em pequenos grupos de nós que trabalham em conjunto para processar as transações.
Estrutura de sharding
A estrutura de sharding de Zilliqa divide a rede em grupos. Cada fragmento consiste em 600 nós. Isso permite que a plataforma se adapte automaticamente ao aumento de demanda de transações.
Essa característica ajuda na escalabilidade, ou seja, a capacidade de lidar com inúmeras transações sem diminuir a velocidade. Isso significa que, mesmo se vários nós se juntarem à rede, ela continuará eficiente.
Segurança da rede
Uma das características de segurança da rede é a resistência à maioria dos tipos de ameaça por conta do mecanismo de consenso Byzantine Fault Tolerance, Bizantino Tolerante a Falhas, em tradução para o português.
São feitas duas camadas de verificação. A primeira assegura que os shards processem apenas megablocos, em vez do blockchain completo, combatendo ataques Sybil. A segunda garante que não haja hard forks na rede.
Criptografia e consenso PtW
A criptografia elíptica-curva ajuda na segurança da rede. Também é empregado um algoritmo híbrido de consenso Proof-to-Work (PtW), ou Prova de Trabalho, na tradução para o português.
A linguagem de programação usada na rede é Scilla (Smart Contract Intermediate - Level Language). Isso permite o aprimoramento da segurança geral do blockchain de forma automática.
Smart contract e DApps
Zilliqa tem a capacidade de processar transações mais rapidamente que Ethereum, executando smart contracts com menos problemas, inclusive para lidar com DeFi (finanças descentralizadas).
O blockchain pode hospedar DApps (aplicativos descentralizados) sem dificuldade com a escalabilidade ou o alto custo de transações que outros blockchain mais populares enfrentam.
Como comprar ZIL
A compra do token nativo de Zilliqa (ZIL) é fácil e rápida. Ela pode ser feita por meio da NovaDAX, plataforma de negociação de criptomoedas que conta com recursos rigorosos de segurança para proteger sua conta e seus ativos.
O primeiro passo para investir é cadastrar-se na plataforma. A compra pode ser feita por trocas de criptomoedas, como Bitcoin (BTC) ou Ether (ETH), ou por moedas fiat, como real ou dólar. Acesse o ícone de carteira no menu principal para depositar ou sacar.
Invista e atualize-se com a NovaDAX
A NovaDAX oferece autenticação de dois fatores, armazenamento em cold wallet e monitoramento contínuo para detectar e prevenir atividades fraudulentas. Isso tudo para garantir a segurança dos investimentos.
Além da plataforma confiável de investimento, no blog da NovaDAX, você se mantém informado sobre as criptomoedas. Não perca oportunidades de negócios!