O universo cripto está sempre evoluindo e gerando novas oportunidades de investimentos. A criação do 0x, protocolo de finanças descentralizadas, trouxe mais autonomia de governança nas negociações nas redes digitais, em especial, o Ethereum.
O protocolo aberto permite transações de ativos digitais, promovendo uma conexão entre aplicações descentralizadas. O token 0x (ZRX) possibilita o voto na tomada de decisões do projeto e pode ser usado para conseguir uma renda passiva com criptomoedas. Saiba tudo sobre o assunto!
Como o protocolo DeFi funciona?
Antes de entender melhor as oportunidades de investimentos, é necessário saber como as finanças descentralizadas funcionam. Conhecidas como DeFi, elas são um instrumento financeiro que dispensa intermediários, como o Banco Central.
Esse ativo digital usa smart contracts (ou contratos inteligentes, em tradução literal) em blockchain para fundos de empréstimos, tendo as criptomoedas como garantia e aplicando juros.
Token ERC-20
O 0x é um protocolo DeFi. Ele possui um token ERC-20, cujo ticker é ZRX. Com isso, é possível escrever código para negociações em um módulo de governança descentralizada.
Flexível, o ERC-20 mostra como desenvolver novas criptomoedas e até outros tokens, como se fosse um manual de instruções. Esse ativo dá autonomia ao usuário porque ele pode resolver um eventual problema sem a necessidade de acionar um desenvolvedor.
Para que serve?
O 0x é um protocolo de soluções que permite a troca de ativos em aquisição, de forma prática, dos mais diversos produtos e serviços disponíveis no blockchain da rede Ethereum. Inclusive, os aplicativos e as corretoras podem utilizar essa ferramenta.
Corretora descentralizada
Will Warren e Amir Bandeali criaram o protocolo e o token, alimentando a corretora descentralizada (DEX), que dá autonomia ao usuário sobre a custódia dos próprios ativos digitais.
A corretora centralizada (CEX) impõe que os ativos estejam nas carteiras, o que não é garantido em caso de ataque hacker, má conduta ou até perda de acesso.
Confira as vantagens do 0x
A primeira vantagem é justamente a governança descentralizada. A implementação tenta evitar as paralisações completas nas negociações no momento de atualização do sistema.
Outro ponto a ser destacado é a possibilidade do token ser usado para a geração de renda passiva por meio dos criptoativos, conhecido como staking de criptomoedas.
O token ZRX pode ser usado para a construção de soluções de arquitetura de DEX por meio de relayers, semelhante ao algoritmo proof-of-stake (PoS).
Saiba quais são os riscos do 0x
Assim como qualquer outro criptoativo, o token está sujeito à volatilidade do mercado. Considerado um investimento de renda variável, o valor pode ter oscilações, ou seja, subir ou descer.
É comum que esse ativo tenha variações repentinas. Por isso, o investidor deve analisar com calma o movimento de mercado. Assim, pode entender o melhor momento de migrar para outros investimentos ou esperar a turbulência de preços passar.
Uma forma de se proteger dos riscos da renda variável é a diversificação de carteira. Isso significa ter outros tipos de investimentos. Dessa forma, se houver forte desvalorização de um dos ativos, a perda não é tão substancial.
Saiba mais sobre criptomoedas
Agora que você conhece as vantagens e os riscos do investimento nos criptoativos, continue nutrindo o seu conhecimento para aproveitar as melhores oportunidades de mercado. Para isso, conte com o blog da NovaDAX e fique por dentro do mercado de criptomoedas!